sábado, 1 de dezembro de 2012

Filhós de camarão


Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,250 l caldo de camarão
0,125 kg manteiga
0,200 kg farinha sem fermento
5 unidades ovos
0,600 kg camarão
0,050 l azeite
0,020 kg salsa
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho

Desenvolvimento:

Descascar os camarões, sem esquecer de tirar a tripa. Guardar as aparas de camarão para fazer o caldo de marisco. Cortar o camarão em pedaços pequenos. Saltear numa sertã antiaderente com um pouco de azeite, temperar com sal e pimenta. Reservar.
Lavar e picar a salsa. Guardar.
Levar um tacho ao lume com o caldo de camarão, o sal, a manteiga e deixar ferver. Adicionar a farinha de uma só vez, mexer bem com uma colher de pau até a massa se despegar do tacho, o que significa que está cozida. Depois de cozida, retira-se do lume e coloca-se sobre a mesa e deixa-se arrefecer. Quando estiver fria, incorpora-se os ovos, uma a um, ligando-os bem à massa. Fica assim pronta a utilizar depois de descansar um pouco (cerca de 20 minutos). Misturar o miolo de camarão e a salsa picada à massa. Moldar com duas colheres de sopa formando pequenos pastéis, e fritar em óleo abundante.

Comentário:

Em vez de fazer um caldo de marisco com as aparas do camarão, pode optar por comprar caldo de marisco em pó e misturá-lo com água, também fica bem. Os meus alunos de Coimbra gostaram muito, alias os filhós que estão na foto foram feito por eles. Disseram que era uma boa ideia para este final de ano que se avizinha. E, sinceramente, concordo plenamente...

3 comentários:

  1. Muito bom, mas fiz um pouco à pressão e ficaram um pouco grandes ao fritar, tenho de refazer para fazer o tamanho ideal!

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que andas inspirado, pois tens feito algumas coisas interessantes…Também podes acrescentar algo mais à receita, como por exemplo, migas de bacalhau, ou fazer com um outro produto como por exemplo morcela….

    ResponderEliminar
  3. Sim, de facto, continuo a crescer e o objetivo de um cozinheiro é sempre o topo, mas temos de começar de baixo, e é o que ando a fazer, primeiro aprendi as bases, depois começo a confecionar isto e aquilo sempre com o olho de alguem por cima do ombro e a dizer-me como fazer, pois a parte teorica e pratica são desiguais, continuo até que tenho confiança que posso fazer sem estar alguem a dizer-me como, e aqui me encontro, onde também começo a imaginar e a criar pratos, receitas ao meu gosto ate que chegamos a um ponto, que nos dão uns poucos ingredientes e somos capazes automaticamente de criar um prato a apresentar, ainda me falta chegar aí, estou quase, mas devagarinho se vai ao longe.

    Obrigado pelo conselho, um dia experimento. Obrigado!

    ResponderEliminar