sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estufado de vitela em vinho tinto, batata puré

 
 

Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg pojadouro de vitela
0,400 kg cenoura
0,100 kg cebola
1 unidade de ramo de cheiro
0,025 kg alho
2 unidade folha de louro
0,200 kg cogumelos
0,100 kg tomate pelado triturado
1 l vinho tinto
0,5 l caldo de carne
0,200 kg couve frisada (para a guarnição)
0,200 kg cenoura (para a guarnição)
0,050 kg farinha sem fermento
0,100 l óleo
Q.b sal grosso
Q.b pimenta de moinho

Para a batata puré;
1 kg batata
0,080 kg manteiga
0,100 l leite meio gordo
Q.b sal fino
Q.b noz-de-moscada

Desenvolvimento:

Descascar e lavar as cenouras e as cebolas. Cortar em pedaços pequenos. Descascar o alho e esmagar. Confeccionar um ramo de cheiros.
Cortar a carne em pedaços de 2cm por 2 cm e colocar num bacia. Regar com o vinho tinto, adicionar os legumes (cenoura, alho, cebola), as folhas de louro, pimenta em grão, sal, e deixar de um dia para o outro.
Escorrer (reservar a marinada) a carne e corar em óleo quente. Juntar a guarnição aromática e deixar refogar alguns minutos. Escorrer a gordura. Polvilhar com a farinha e adicionar a marinada. Deixar levantar fervura e meter o demi-glace. Adicionar água até cobrir a carne, o tomate pelado triturado e o ramo de cheiros. Temperar com sal e pimenta. Cobrir o tacho e deixar cozer cerca de 2 horas no forno. Mexer de vez em quando.

Entretanto, preparar a guarnição.
Lavar e laminar os cogumelos, saltear num pouco de gordura a sua escolha, temperar, escorrer e reservar. Laminar a cenoura e cozer à inglesa (água e sal). Esfiapar a couve e fazer da mesma forma. Reservar.

Verificar a cozedura da carne, tirar os pedaços para um outro tacho. Tirar a gordura que se encontra à superfície do molho e passar pelo chinês (passador de rede fina). Reduzir, se achar necessário, para obter a espessura desejada. Retificar os temperos e verter em cima da carne. Adicionar os cogumelos e mexer.
 
Para a confeção da batata puré:
Descascar as batatas. Colocar um tacho ao lume com água. Adicionar as batatas. Temperar com sal e deixar cozer. Escorrer e passar pelo passe vite. Colocar num tacho ao lume e temperar com sal, noz-de-moscada, adicionar o leite previamente fervido, a manteiga, e mexer. Retirar do lume e reservar.

Comentário;

Pode acompanhar esta iguaria com arroz, massa, couscous, ou seja acompanhar com o que lhe estiver mais a mão...
Com o que sobrar podemos sempre quardar para um outro dia, daqueles com menos vontade de cozinhar.

 
 






Sem comentários:

Enviar um comentário