sábado, 1 de dezembro de 2012

Pescadinha de rabo na boca frita com arroz caldoso de tomate


Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

1,200 kg pescadinhas (4 unidades)
0,050 kg farinha sem fermento
1 l óleo
0,020 l sumo de limão
0,020 kg salsa
0,080 kg limão
Q.b sal grosso
Q.b pimenta de moinho

Para o arroz de tomate:

0,100 kg arroz
0,150 kg tomate pelado triturado
0,060 kg cebola
0,010 kg alho
1 unidade folha de louro
1 l caldo de galinha
0,050 l azeite
Q.b sal grosso
Q.b piripiri liquido

Desenvolvimento:

Cortar as barbatanas e eviscerar. Lavar bem as pescadinhas em água fria corrente. Temperar com sumo de limão, sal e pimenta de moinho. Deixar marinar pelo menos duas horas.
Passar as pescadinhas por farinha e sacudir bem. Colocar uma frigideira ao lume com o óleo. Deixar aquecer. Fritar as pescadinhas (cerca de 8 a 10 minutos), escorrer e reservar. Lavar a salsa em rama, e fazer uma coroa com o limão e guardar.

Para a confeção do arroz de tomate:
Picar a cebola e o alho. Refogar num tacho a cebola e o alho picado em azeite. Juntar o tomate pelado e triturado. Juntar a folha de louro. Adicionar água com o caldo de galinha. Temperar com sal e piripiri e deixar levantar fervura. Juntar o arroz, lavado e escorrido. Deixar levantar fervura e deixar cozer em lume brando durante cerca de 16 a 18 minutos. Servir o arroz caldoso.

Comentário:

Este é um prato português. Agora nem tanto, mas "a pescadinha de rabo na boca" já foi uma daquelas iguarias que marcam um povo; quando a pescada era pescada. Agora esse peixe é cada vez mais escasso nas nossas mesas. Sinal dos tempos.
Uma pequena nota. É necessário cuidado ao fazer o arroz, pois se este fica muito tempo no tacho, acaba por ficar empapado e deixa de ter a consistência desejada. Assim, o arroz deve de ser a última coisa a fazer nesta receita.
Nos restaurante faz-se de forma diferente. Temos de um lado um arroz branco cozido e do outro uma calda de tomate pronta. Quando o cliente pede, só temos de juntar os dois elementos, deixar levantar fervura e servir de imediato, o que permite ao cliente não esperar em demasia.

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Muito obrigado pelo seu comentário, e fico feliz por a receita lhe ter corrido tão bem...
    Atenciosamente,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar