sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bife à Portuguesa


Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg vazia de vaca
0,120 kg manteiga
4 unidades fatias de presunto
0,020 kg alhos
1 unidade folha de louro
0,050 l vinho branco
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho
Q.b vinagre

Para a guarnição:
1 kg batata cozida com pele
0,100 kg manteiga
0,020 kg salsa
Q.b azeite

Desenvolvimento;

Cortar os bifes em cerca de 0,200 kg cada um. Espalmar ligeiramente. Temperar com sal e pimenta de moinho. Deixar marinar.

Para a preparação da guarnição:
Pelar as batatas e cortar em rodelas. Colocar uma frigideira ao lume. Adicionar a manteiga e um pouco de azeite, e deixar aquecer. Corar as batatas na gordura (dos dois lados) com cuidado e temperar com sal e pimenta de moinho.

Para a confeção dos bifes:
Colocar uma frigideira ao lume. Adicionar metade da manteiga, dois dentes de alho esmagados e a folha de louro. Corar as fatias de presunto e retirar. Fazer o mesmo com os bifes. Retirá-los e escorrer o excesso de gordura. Adicionar a outra metade da manteiga e deixar derreter. Refrescar com o vinho branco e deixar reduzir. Retificar os temperos.

Para a apresentação da iguaria:
Colocar no centro da frigideira de barro um dente de alho esmagado, um pedaço de manteiga e uma folha de louro. Colocar o bife salteado por cima e colocar à volta as batatas coradas. Adicionar a fatia de presunto em cima do bife, regar com umas gotas de vinagre e com o molho que obteve da frigideira, polvilhar com salsa picada (na fotografia não consta porque não tinha à mão).

Comentário:

Um bom bife, sabe sempre bem... Não esqueça de acompanhar com uma boa salada. Para ficar um pouco mais equilibrado...



Sem comentários:

Enviar um comentário