segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tarte de limão com merengue



Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o creme de limão:
2 unidade de limão bio (para fazer o sumo)
0,125 kg manteiga
3 unidades de ovo
0,150 kg açúcar

Para o merengue:
2 unidades clara de ovo
0,075 kg açúcar
0,005 l sal fino
Algumas gotas de sumo de limão

Desenvolvimento:

Para fazer a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco na mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.
Forrar uma tarteira (previamente untada com manteiga e farinha) com a massa. Cobrir a base com papel vegetal. Guarnecer com feijões secos e cozer a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar os feijões e o papel vegetal a 3/4 da cozedura e acabar de cozer até ganhar cor. Retirar a base da tarte e colocar numa grelha para arrefecer. Reservar.

Para a confeção do creme de limão:
Num tacho colocar o sumo dos limões e adicionar a manteiga. Colocar em lume muito brando até derreter a manteiga. Numa bacia, colocar os ovos e o açúcar e misturar muito bem. Adicionar a mistura de manteiga e sumo de limão e mexer. Voltar a colocar no tacho e levar ao lume muito brando, mexendo sempre até o creme engrossar. Retirar, esfriar e reservar.

Para a confeção do merengue:
Colocar as claras numa bacia, com algumas gotas de sumo de limão e uma pitada de sal. Bater as claras em castelo e, perto do final, adicionar o açúcar e bater até as claras ficarem bem firmes.

Para o resto da receita:
Colocar o creme de limão frio na tarteira. Colocar o merengue num saco pasteleiro com boquilha frisada e aplicar de forma decorativa por cima do creme. Ligar o maçarico e queimar ligeiramente o merengue.

Comentário;

Para mim a tarte de limão é uma das minhas sobremesas preferidas. Experimente e diga se tenho razãõ...

 
 



 

2 comentários:

  1. Deve ser bem boa, pois contrasta o doce e o ácido, uma combinação muito boa...

    ResponderEliminar