segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ovos moles para o Natal


Receita;
Ingredientes para 60 unidades

10 folhas de obreia com feitios de Natal                                
1 clara de ovo

Para o creme de ovo;
1 kg açúcar
0,5 l água
30 unidades gema de ovo
0,025 kg farinha maizena
Q.b essência de baunilha

Desenvolvimento;

Para o creme de ovo:
Levar o açúcar e a água a ferver numa caçarola e até atingir o ponto de voar (ferver cerca de 3 a 4 minutos). Deslaçar as gemas de ovo numa tigela com as varas, juntar a farinha maizena e perfumar com a essência de baunilha. Adicionar o ponto de voar em fio mexendo muito bem. Levar ao lume brando e deixar cozer o creme de ovo sem ferver. O aparelho irá ficar espesso. Retirar colocar numa bacia e reservar para futuras preparações.

Para o resto da receita:
Colocar o creme de ovo num saco pasteleiro com boquilha lisa pequena. Encher as folhas de obreia com o creme sem encher em demasia. Pincelar com a clara de ovo e fechar fazendo coincidir os feitios. Deixar secar e cortar com uma tesoura, não se esquecendo de deixar uma margem lateral entre cada unidade de ovo mole.

Comentário:

Mais uma iguaria da nossa doçaria regional portuguesa, da região de Aveiro.
E, já agora, permitam-me um pouco de história. É um doce da região de Aveiro, da tradicional pastelaria aveirense. As suas origens estão nos conventos da região do séc. XIX. As religiosas, das ordens dominicanas, franciscanas e carmelitas, utilizavam a clara de ovos para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Hoje dos conventos temos os edifícios e algumas das coisas que lá se faziam como a doçaria. A introdução da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa foi aproveitada pelas pessoas da zona para fazerem a venda destes doces durante a paragem dos comboios na estação de Aveiro.



     



 

Sem comentários:

Enviar um comentário