quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Creme de lentilhas aromatizado com azeite de trufas, e foie gras salteado


Receita;
Ingredientes para 8 pessoas

1 kg lentilhas
0,100 kg alho francês
0,100kg cebola
0,100 kg cenoura
0,025 kg alho
1 unidade ramo de cheiro
0,050 kg bacon
0,100 kg manteiga
0,500 kg foie gras fresco
0,100 l natas (35 % mg)
0,025 l azeite de trufa branca
Q.b sal grosso

Desenvolvimento:

Colocar as lentilhas 2 horas em água fria no frigorifico com bastante água.
Descascar e esmagar o alho. Lavar o alho francês e cortar em camponesa. Cortar o bacon em lardões. Cortar as cenouras e a cebola em mirepoix. Refogar os elementos da guarnição em manteiga, até libertar alguns sabores (cuidado para não deixar corar os legumes). Escorrer as lentilhas e colocar na panela, adicionar a água um pouco acima das lentilhas. Deixar ferver e retirar as impurezas. Adicionar o alho e o ramo de cheiros. Cozer em lume brando e verificar para que o conteúdo esteja sempre imerso. Quando os legumes estiverem cozidos, juntar o sal e cozinhar por mais algum tempo. Retirar o ramo de cheiros, passar pelo copo misturador e de seguida pelo chinês. Fazer a ligação adicionando um pouco de natas.
Cortar o foie gras em fatias de 1 cm de espessura e corar numa sertã antiaderente quente e sem gordura, cerca de 1 a 2 minutos de cada lado e colocar sobre papel absorvente.
No momento de servir adicionar o azeite de trufa branca à sopa e servir com a tranche de foie gras salteada.

Comentário:

Para enriquecer ainda um pouco mais este creme pode adicionar trufas pretas laminadas por cima. Fica simplesmente divinal. A combinação lentilhas com foie gras é perfeita e já é bem conhecida dos conhecedores de boa comida.

Sem comentários:

Enviar um comentário