terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tranche de foie gras com maçã e uvas (redução ácida de vinho do Porto)


Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

0,600 kg foie gras fresco
0,400 kg maçã golden
0,150 kg uva preta
0,050 kg açúcar
0,200 kg espinafres baby
0,050 l sumo de laranja
0,020 kg alho
0,025 l azeite
0,500 l vinho do Porto tinto
0,100 kg vinagre balsâmico
Q.b flor de sal

Desenvolvimento:

Descascar as maçãs e cortar em quartos.
Colocar uma frigideira ao lume. Adicionar a manteiga e deixar derreter. Juntar o açúcar e deixar caramelizar um pouco. Adicionar as maçãs e deixar corar. Retirar e reservar.
 
Pelar as uvas e reservá-las em sumo de laranja. No momento de servir cozinhá-las da mesma forma que as maçãs.
 
Saltear os espinafres baby numa sertã com o azeite e no final juntar o alho picado, escorrer e reservar.
 
Colocar num tacho o vinho do Porto e reduzir até aos 3/4. Num outro tacho reduzir o vinagre balsâmico até ficar numa espécie de xarope. Juntar as duas reduções e reservar.
 
Cortar o foie gras em escalopes e temperar com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira de fundo antiaderente. Corar rapidamente as tranches de foie na sertã bem quente e sem gordura, cerca de 2 minutos de cada lado. Retirar e colocar sobre papel absorvente.
 
Para empratar, colocar uma base de espinafres baby, por cima as maçãs e a escalope de foie gras salteado, à volta as uvas. Decorar com um montículo de massa kadaif. Colocar à volta um cordão de redução de vinho de Porto e vinagre balsâmico.

Comentário:
Coloquei na receita a massa kadaif, mas na fotografia não consta porque não tinha em casa, mas fica bem acrescentar porque dá uma textura crocante ao prato.
O foie gras é um produto de excelência. A tradução do francês é "figado gordo". Trata-se do fígado de pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.

Sem comentários:

Enviar um comentário