quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012

Coxa de frango recheada com farinheira

 
 

Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

1 kg coxa de frango
0,200 kg alheira
0,200 l vinho branco
0,120 kg cebola
0,100 kg cenoura
0,100 kg tomate
2 unidades folha de louro
0,050 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho

Para a guarnição;
0,800 kg batata para fritar
0,200 kg cogumelos
0,200 kg brócolos
0,020 kg alho
0,050 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho

Desenvolvimento;

Começar por desossar as coxas de frango, fazendo um corte ao longo do osso e retirar o osso inteiro com ajuda de uma faca de desossar apropriada. Temperar as coxas desossadas com sal, pimenta, folha de louro e o vinho branco.
Retirar a pele à alheira e cortar em 4 partes iguais. Reservar.
Dispor um pedaço de alheira em cima da coxa desossada e enrolar. Atar com fio do norte e reservar.
Descascar a cenoura, a cebola, o tomate e os alhos e cortar em "mirepoix". Colocar num tabuleiro e meter as coxas recheadas por cima. Regar com o azeite, o vinho branco e meter no forno quente a 200ºC durante 25 a 30 minutos. Durante o tempo de cozedura deve virar a carne e regar com frequência.
Retirar e deixar arrefecer um pouco. Tirar o fio do norte e servir fatiada com decoração e guarnição a gosto. Eu optei por guarnecer com batata fósforo, brócolos e cogumelos salteados.

Comentário;

Ficou delicioso, nada mais há a dizer... Não compreendo porque é que os nossos produtos portugueses de grande valor gastronómico (como a alheira, etc...) não são conhecidos além-fronteiras, a não ser pela nossa comunidade de imigrantes. Ouve-se falar dos produtos italianos, espanhóis, franceses... E porque não os portugueses? Qualquer coisa está errada... A ver vamos. Pode ser que com o tempo isso mude...

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário