quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cabrito assado


Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

4 kg cabrito
0,100 kg chouriço de carne
0,100 kg toucinho gordo
0,025 kg alho
0,200 kg cebola
2 unidades de malaguetas
0,020 kg salsa
0,020 kg colorau
0,250 l vinho branco
Q.b sal grosso
2 kg batata cartão

Desenvolvimento:

Descascar a cebola e o alho.  Triturar a cebola, o alho, o chouriço, o toucinho gordo, a salsa e as malaguetas. Colocar a pasta obtida dentro de uma bacia e adicionar o vinho branco, o sal e o colorau, e misturar tudo muito bem.
Limpar o cabrito muito bem (não se esquecendo de tirar o bedum), barrar com a pasta por dentro e por fora do mesmo. Deixar marinar pelo menos 2 horas.
Descascar as batatas cartão, colocar em água e reservar. Colocar o cabrito num tabuleiro, adicionar as batatas à volta e levar a forno quente para assar, retirando algumas vezes para regar com o molho de cozedura. Se estiver com falta de molho pode sempre acrescentar um pouco de vinho branco.

Comentário:
 
A operação para retirar o bedum é simples: dá-se um corte não muito profundo sobre o comprido, sensivelmente a meio da perna. Depois com os dedos no corte procura-se uma pequena bola escorregadia que se deve retirar.
 
Convém acompanhar esta iguaria com uns legumes ao vosso gosto. Optei por saltear uns grelos com azeite e alho. Também juntei o arroz de forno, incorrendo num excesso, pois em termos nutricionais, a uma prato que leva batatas não faz sentido acrescentar arroz.

4 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de dizer que experimentei esta receita com este tempero excepcional e ficou divino, toda a gente adorou e perguntaram que segredo é que tinha no assado! Muito obrigada pelas suas receitas e generosidade de as querer partilhar connosco, bem hajam!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Espero que tenha tido uma boa Pascoa. Fico feliz porque pelos vistos toda a gente gostou do manjar. O verdadeiro segredo não esta na receita mas no carinho e amor que damos ao elaborar a receita, pois cozinhar não deixa de ser um ato de amor, pelo menos para mim é assim… E pelos vistos você colocou uma boa dose de carinho….
    Um abraço…

    ResponderEliminar
  3. Olá Chefe Silva,
    Cá estou eu novamente, fiquei contente por me ter respondido, embora compreendesse se o não pudesse fazer. Muito obrigada pelas suas palavras, e sim tem razão pois eu gosto muito de cozinhar e fazer doces e claro que a receita é óptima, mas também devo ter herdado uma costela da minha querida avó Virgínia que era cozinheira e fazia doces para fora para ajudar nas despesas. Quando alguma coisa sai mal lembro-me logo dela e não desisto, tento sempre novamente...
    Hoje vou fazer a vossa pizza, depois conto. Obrigada e tudo de bom, um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não tem que agradecer, e obrigado pelos seus comentários…
    Um abraço…

    ResponderEliminar