sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rissóis mistos



Receita:
Ingredientes para 35 unidades

Para a massa
0,500 kg farinha sem fermento
0,500 l água
1 casca de limão
0,050 kg manteiga
0,010 kg sal fino

Para o recheio
0,500 kg fiambre
0,300 kg queijo flamengo
0,100 kg pimento verde
0,200 l leite meio gordo
0,050 kg manteiga
0,050 kg farinha sem fermento
Q.b noz de moscada
Q.b sal fino

Para panar os rissóis
3 unidades ovos inteiros
0,300 kg pão ralado
0,100 kg farinha sem fermento
Q.b óleo para fritar

Desenvolvimento:

Para o recheio: Fazer o molho bechamel. Colocar num tacho a manteiga e deixar derreter. Adicionar a farinha, mexer e adicionar o leite previamente aquecido. Temperar o molho com o sal fino e a noz-de-moscada. Mexer e reservar.
Cortar o fiambre, pimento verde e o queijo em brunesa (dados pequenos) fina, juntar ao molho bechamel frio e ligar os ingredientes. Guardar.
Para a massa: Ferver a água juntamente com a manteiga, a casca de limão e temperar com sal. Juntar a farinha de uma só vez e mexer até formar uma bola de massa. Nessa altura retirar do lume e trabalhar a massa numa bancada de trabalho para a homogeneizar. Reservar.
Para a confeção: Estender a massa finamente. Dispor vários montinhos de recheio misto. Pincelar com água à volta de cada montinho de recheio. Dobrar a restante massa por cima, tapando com ela o recheio. Cortar os rissóis com um corta massa frisado e colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal. Para panar os rissóis, passá-los primeiro pela farinha, a seguir pelos ovos batidos e por fim pelo pão ralado. Fritar de seguida em óleo bem quente e em pouca quantidade de cada vez. Escorrê-los sobre papel absorvente e servir de imediato.

Comentário:

É daqueles acepipes típicos portugueses que fica sempre bem, tanto mais que a sua variedade é enorme. Num futuro próximo farei as receitas dos meus preferidos.


8 comentários:

  1. Tentei fazer rissóis uma vez cá em casa, mas a massa não saiu lá muito bem e não sei porquê, desmanchavam-se a pegar neles para passá-los por ovo e pão ralado. :(

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, vou tentar fazer e voltar a tentar até conseguir elaborar a receita da massa dos rissóis.

    ResponderEliminar
  3. Como já tinha dito, tentei fazer rissois novamente e estes sim, com sucesso, ainda bem que consegui!!! Uma coisa Jorge, o molho béchamel fica grosso? e a quantidade está certa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá José, convém que o molho fique um pouco espesso, para poder somente ligar o aparelho de queijo e fiambre. As receitas de cozinha podem sempre se ajustar, dependendo do gosto de cada um. Se achares que esta um pouco grosso, basta acrescentar um pouco mais de líquido, que neste caso seria o leite. Espero ter respondido à questão.

      Eliminar
  4. Pois, foi o que eu fiz, achei que estava um pouco grosso e acrescentei um pouco mais de leite, as quantidades que tinha falado, referia-me ao timbre e ao queijo, pois fiz esse apararelo e sobrou recheio para outros 25 rissois.

    ResponderEliminar
  5. Olá também depende do tamanho dos rissóis e da quantidade que colocastes no recheio. Concluindo, se deu para mais então melhor, para os restantes rissóis basta congelar e fritar novamente quando apetecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge, pois, o corta massas de rissois que tinha cá em casa, acho que é um pouco pequeno, pois não cabe muito recheio dentro dos rissois se nao rebenta, no entanto, como não os fiz todos de uma vez, preparei-os, mas estão congelados. São uns rissois muito bons, obrigado pela receita Jorge.

      ah, só mais uma coisa, eu não tenho comentado muito nos ultimos tempos, mas tenho passado pelo blogue diariamente, só que o meu tempo anda a ficar um pouco apertado, agora com o estágio e trabalhos. Será que o Jorge podia postar a receita do bolo de bolacha que fizeram no projeto comenius? Gostei bastante do bolo e queria saber fazer. Obrigado por tudo...

      Eliminar