Receita:
Ingredientes para 50 Unidades
0,500 kg bacalhau demolhado
0,800 kg batata
0,020 l tinta de chocos
4 unidades ovos inteiros
0,100 kg cebola
0,025 kg alho
0,025 salsa
0,020 l azeite
1 unidade folha de louro
Q.b sal fino
Q.b pimenta branca moída
2 l óleo (para fritar)
Desenvolvimento:
Cozer as batatas, escorrer bem no fim de cozidas e reduzir a puré.
Desfiar o bacalhau e colocá-lo no meio de um pano e esfiapá-lo. Reservar.
Descascar a cebola, o alho e picar finamente ambos. Lavar a salsa, secá-la bem e picar. Guardar.
Colocar dentro de uma tigela de inox o bacalhau esfiapado, o puré de batata, a cebola, salsa, alho. Misturar tudo muito bem. Juntar os ovos um a um e temperar com sal e pimenta. Mexer e retificar temperos.
Dividir o aparelho em duas massas. Numa delas adicionar a tinta de chocos e mexer.
Moldar os pastéis com ajuda de duas colheres. Fritar primeiro um pastel, provar e então fazer os restantes bolinhos, alternando a massa branca e a massa preta.
Fritar os pastéis em óleo quente (fritar poucos de cada vez). Escorrer, servir quente ou frio. Estes bolinhos podem ser acompanhados com uma salada mista ou arroz de tomate malandro ou de feijão.
Comentário:
O fato de colocar um pastel de cada cor, vai de certeza ter um efeito de surpresa aos seus convidados, pois as pessoas ficam sempre muito curiosas em ver um bolinho preto. A saber que a tinta de chocos é um corante natural que dá cor mas nenhum sabor à iguaria.
De facto, quando vi a foto fiquei curioso, um bolinho preto?! Mas não tardei a perceber que era a tinta de choco que o escureceu, bem, por último resta dizer que também um dia vou elaborar esta receita e ver a cara dos meus convidados ao ver um bolinho preto, depois comento a experiência.
ResponderEliminar