segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brisa do Lis


Receita:
Ingredientes para 16 unidades

0,500 kg açúcar
0,250 l água
10 unidades gemas de ovo
2 unidades ovo inteiros
0,125 kg amêndoa torrada e móida
0,020 kg coco ralado
Q.b manteiga (para untar as formas)
Q.b açúcar (para untar as formas)

Desenvolvimento:

Fazer a calda de açúcar a 32º, juntando a água e o açúcar (deixar ferver cerca de 3 minutos), e reservar.
Misturar as gemas, os ovos, a amêndoa moída e o coco ralado. Envolver bem.
Adicionar a calda a 32º cuidadosamente em fio. Colocar o aparelho em formas de pastéis de natas untadas com manteiga e passadas por açúcar. Levar ao forno em banho-maria a 180ºC e deixar cerca de 10 minutos. Retirar do forno, desenformar e empratar.

Comentário:

Um pouco de história. Das Brisas do Lis sabia apenas que eram da região de Leiria, pela associação do "Lis" ao rio que passa pela cidade. Sempre que passo pela cidade tenho a tentação de as saborear.
Fui à procura da origem destas pequenas delícias e deixo aqui uma pequena síntese. As Brisas do Lis são um bolo tradicional da região de Leiria. Esta doce tentação faz parte da família dos doces conventuais portugueses, pois, segundo a história, foi criado no antigo convento de Santana. Diz ainda a história que a receita deste doce foi transmitido a uma senhora muito devota e assídua das cerimónias realizadas no convento, que era proprietária do café Colonial (ainda hoje é o café mais antigo e conhecido da cidade de Leiria). A partir daqui o segredo da receita foi-se espalhando pela cidade até ser o que é hoje: um "ex-libris" da cidade e região de Leiria.



Sem comentários:

Enviar um comentário