quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Frango assado


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,200 kg frango
0,050 kg óleo
0,080 kg cenoura
0,100 kg cebola
1 unidade folha de louro
0,010 kg tomilho
0,200 l vinho branco
0,250 l fundo escuro de ave
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Preparar o frango. Chamuscá-lo, aparar e retirar as vísceras. Bridá-lo (atar) com fio do norte. Guardar as miudezas de frango para uma outra utilização.
Temperar o frango com sal e pimenta. Colocar num tabuleiro adequado. Colocar as aparas à volta. Regar o frango com um pouco de óleo. Colocar no forno quente a 200º C durante cerca de 45 minutos a 1 hora consoante o forno. Não se esquecer de regar com frequência durante a cozedura com o molho que o próprio frango vai criando.
Enquanto o frango assa, descascar as cenouras e as cebolas. Cortar em "mirepoix". 
Verificar a cozedura dos frango. Retirar e reservar. 
Colocar a guarnição aromática no tabuleiro de cozedura do frango e deixar caramelizar os sucos. Desengordurar e refrescar com um pouco de vinho branco, e reduzir. Adicionar a folha de louro e o tomilho. Juntar o fundo escuro de ave, levantar fervura, e deixar apurar. Retificar os temperos, e passar pelo chinês de rede fina. Reservar em banho-maria.
Retirar o fio ao frango, cortá-lo, e servir acompanhado com uma guarnição a gosto...

Comentário:

Para mim a guarnição será sempre neste caso batata frita e uma boa salada de vegetais. Aquele que serviu de modelo à fotografia foi feito com o que tinha à mão e foi batata gratinada (ver receita) e tomate à provençal (ver receita). 
A receita parece (e é) simples. Mas atenção! Fazer um frango suculento requer sentido apurado e muita prática...

Sem comentários:

Enviar um comentário