Receita
Ingredientes para 8 pessoas
0,500 kg cenoura ralada
4 unidades ovo de galinha
0,100 kg farinha sem fermento
0,250 kg açúcar em pó
0,015 kg fermento em pó
0,250 kg miolo de amêndoa moída finamente
0,050 l óleo alimentar
0,005 kg sal fino
Q.b manteiga (para untar a forma)
Q.b farinha sem fermento (para barrar a forma)
0,200 kg "glaçe royale" (ver receita)
Desenvolvimento:
Lavar as cenouras, descascar e ralá-las.
Numa bacia, colocar os ovos inteiros e misturar com o açúcar em pó. Peneirar a farinha, o fermento, o miolo de amêndoa, e juntar ao aparelho anterior. Mexer com ajuda de uma colher. Adicionar o óleo e as cenouras e misturar bem até obter uma massa homogénea.
Barrar uma forma de bolo (28 cm de diâmetro) com manteiga e farinha. Colocar o aparelho e colocar em forno quente a 180ºC, durante cerca de 45 minutos, consoante o forno. Verificar a cozedura, retirar o bolo, deixar esfriar um pouco antes de desenformar, e então meter em cima de uma grelha.
Quando o bolo estiver bem frio, colocar a "glace royale" por cima, espalhá-la bem por toda a parte de cima do bolo. Colocar no frigorífico cerca de 30 minutos para que a "glace royale" endureça.
Comentário:
Era um daqueles bolo de que gostava muito de pedir quando ao meio da tarde ia lanchar na "Coop, ou na Migros" na Suíça, acompanhado com uma meia de leite. Ai que bem que sabia....
Para a receita propriamente dita podem utilizar miolo de amêndoa, com ou se pele, dependendo do gosto de cada um...
Ficou super bonito!
ResponderEliminarBjs, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Boa noite, e obrigada pelo seu comentário. Já dei uma vista de olhos rápida ao seu blogue, e prometo passar por lá mais vezes…
EliminarEste bolo agora trouxe-me recordações de infância. Era a minha querida avó paterna que costuma fazer todos os bolos com cobertura "glace royale" e salpicava de pérolas prateadas. Eu nunca soube como se fazia a cobertura, agora já tenho a receita
ResponderEliminarObrigada pela partilha
Cumprimentos
Lisete
Olá Lisete, fico agradecido pelo seu comentário, e ficou muito feliz por lhe ter dado a conhecer algo mais. As receitas das avós são sempre boas de relembrar. Eu tenho muitas saudades… e mais não digo…
EliminarAté breve.
parabens chefe mármore
ResponderEliminar