segunda-feira, 2 de setembro de 2013

"Financier" de amora selvagem



Receita:
Ingredientes para 40 unidades

0,100 kg amêndoa ralada fina
0,050 kg farinha sem fermento
0,150 kg açúcar em pó
0,125 kg clara de ovo (3 unidades)
0,100 kg manteiga
0,300 kg amora selvagem
0,005 l amêndoa amarga

Desenvolvimento:

Peneirar a farinha, o açúcar, a amêndoa ralada finamente, e colocar numa bacia. Adicionar as claras de ovo e mexer, até ficar tudo bem ligado. Juntar a manteiga derretida ("noisette") e fria, mexer a juntar a amêndoa amarga, e mexer de novo. Colocar a massa cerca de 15 minutos no frigorífico. Passado esse tempo, encher até aos 3/4 forminhas de "financier", em silicone, colocar 3 amoras em cada, e cozer em forno quente a 200ºC, durante cerca de 8 a 10 minutos, consoante o forno. Os "financiers" devem estar ligeiramente dourados por cima.

Comentário:

O mês de Agosto é o mês das amoras selvagens. Bem fizeram os jovens do LIJ da Obra do Frei Gil que se organizaram para as apanhar com fartura. A eles se deve este bolinho.
Agora, eu e eles, vamos organizar um dia para os fazermos com fartura e embala-los bem, para que possam ser dignos do lanche que os jovens vão organizar no dia 14 de setembro.

 
Para oferecer, o que acham...
 
Dossier da "Apanha das amoras silvestres":
Gelado de amora silvestre
Sumo simples de amora silvestre
Bebidas medicinais, tinturas e xaropes
Xarope de amora silvestre
Financier de amora selvagem





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia,
      Desde já agradeço o seu comentário, peço desculpa não ter respondido mais cedo mas estive ausente durante alguns dias.... Agradeço por se ter inscrito como membro no blogue... Tenho tido pouco tempo para colocar conteúdos estes últimos tempos, mas espero em breve começar com uma nova energia e "postar " muitas mais receitas e não só...
      Atenciosamente,
      Jorge Silva

      Eliminar