domingo, 13 de outubro de 2013

Pétalas de tomate confitadas

 

Receita

Ingredientes para 30 unidades

2 kg de tomate cacho ou chucha
0,100 l azeite
0,025 kg alho
0,010 kg caules de salsa
3 unidades de folha de louro
Q.b açúcar
Q.b pimenta preta do moinho
Q. sal grosso

Desenvolvimento:

Começar por lavar os tomates, tirar o pedúnculo, e fazer uma incisão na base de cada tomate. Colocá-los em água a ferver cerca de 20 segundos, passado esse tempo, meter em água com gelo. Pelar os tomates, cortá-los ao meio. Retirar as sementes pressionando ligeiramente com as mãos, e reservar.
Descascar o alho e laminar. Colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro, salpicar com um pouco de açúcar, sal, pimenta do moinho, alho laminado e um fio de azeite. Colocar as pétalas de tomate e temperar de novo. Adicionar os caules de salsa e as folhas de louro.
Meter  no forno a 100ºC durante cerca de 3 horas, não se esquecendo de virar de vez em quando os tomates para uniformizar a secagem do tomate. Após esse tempo, colocar as pétalas de tomate confitados numa caixa, deixar esfriar, e  somente depois cobrir com azeite, e reservar para futuras utilizações.

Comentário:
Estes pequenos gomos de tomate são muito úteis na culinária, sobretudo na cozinha mediterrânea, aquela que eu prefiro. Acompanha perfeitamente peixes, carnes, numa focaccia, numa tapa, etc...
Dão algum trabalho a realizar, mas vale a pena, e têm múltiplas aplicações...

Resultado final

2 comentários:

  1. Boa noite Chef, este processo de confitar o tomate dá para guardar a longo prazo? Considero longo prazo, pelo menos que dê para guardar durante um ano, até à proxima sementeira de tomate.
    Obrigada pela sua atenção.
    Cumprimentos
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lisete, eu já guardei as pétalas desta forma cerca de 2 meses, mais tempo sinceramente não lhe sei responder, mas penso que para guardar tanto tempo deverá desidratar mais ainda as pétalas, para retirar o máximo de água, ou seja até elas ficarem quase secas (baixando a temperatura e aumentando o tempo de secagem), e então deixar esfriar e cobrir com azeite, é assim que elas são vendidas nas lojas gourmet. Eu prefiro utilizá-las assim, mas se o objectivo é guardar para o próximo ano não vejo alternativa ao que lhe disse. Espero ter respondido à questão, até uma próxima…

      Eliminar