domingo, 6 de outubro de 2013

Feijoada de lulas e camarão


Receita
 
Ingredientes para 6 pessoas:

- 1 kg de Lulas limpas

- 0,300 kg camarão (20/30)
- 0,500 kg de Feijão encarnado
- 0,200 kg Cebolas
- 0,025 kg Alho picado
- 1Unidade Folhas de Louro
- 10,100 Chouriço corrente
- 0,025 kg Coentros
- 0,200 l Vinho Branco
- 0,300 kg Tomate pelado triturado
- 0,100 l Azeite
-Q.b pimenta preta do moinho
- Q.b sal grosso

Desenvolvimento:

Começar pelas lulas: amanhar e cortar às rodelas. Guardar também os tentáculos, e reservar.
Preparar os camarões, retirando as cabeças, a tripa e tirar todos os anéis, com exceção do último.
Colocar o feijão em água durante 24 horas. No outro dia escorre-lo e cozer em água com uma cebola cortada em pedaços e sal. Verificar a cozedura, e retirar do lume e reservar.
Começar por refogar duas cebolas e dois dentes de alho picados no azeite. Juntar a folha de louro, o chouriço cortado previamente em fatias finas e os talos de coentros. Refogar durante cerca de 10 minutos em lume brando.
Colocar as lulas previamente amanhadas e temperar com sal e pimenta.
Refrescar com o vinho branco e deixar evaporar. Depois adicionar o tomate pelado triturado e cozinhar pelo menos durante uns 10 minutos.
Junte o feijão escorrido e cozido, e deixar apurar durante cerca de 1 hora (se precisar acrescentar algum tipo de líquido, então colocar um pouco da água de cozedura dos feijões. Antes 5 minutos de finalizar a receita, juntar os camarões. E para finalizar, e antes de servir, colocar algumas folhas de coentros picadas grosseiramente.

Comentário:
Pode substituir o feijão fresco pelo feijão de lata. Eu prefiro utilizar o feijão seco. Também se pode utilizar o tomate pelado de lata. Eu, uma vez mais, prefiro o tomate tipo coração de boi, fica então uma delícia. Convém servir esta iguaria com um arroz pilaf por exemplo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário