segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tarte de coco com leite condensado e chocolate


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o recheio de coco:
0,200 kg leite condensado
0,100 kg coco ralado
0,200 kg chocolate preto culinária (70 %)
0,100 l leite
0,005 l essência de baunilha
0,005 l rum
0,020 kg chocolate preto culinária (para as raspas)

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Forrar uma tarteira (previamente untada com manteiga e farinha) com a massa. Cobrira base com papel vegetal. Guarnecer com feijões secos e cozer a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar os feijões e o papel vegetal a 3/4 da cozedura, e acabar de cozer até ganhar cor. Retirar a base da tarte e colocar numa grelha para arrefecer, reservar.

Para o recheio:
Misturar o coco ralado, o leite condensado, a essência de baunilha e o rum. Colocar no frigorífico cerca de 1 hora.
Colocar ao banho-maria o chocolate e a manteiga.
Colocar o recheio de coco em cima do fundo de tarte e colocar o chocolate até cobrir a tarte. Meter no frigorífico para endurecer ligeiramente, retirar e fazer algumas raspas de chocolate para por em cima da tarte.

Comentário;

Gosto de comer de vez em quando a barra açucarada que toda a gente deve conhecer que se chama "bounty", aqui vai uma boa homenagem...
Para a cobertura da tarte convém utilizar um chocolate amargo, para a tarte não se tornar doce em demasia.

Sem comentários:

Enviar um comentário