domingo, 1 de julho de 2012

Tarte flã


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa quebrada doce:

0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 unidade ovo
1 pitada de sal fino

 Para o creme:

1 l leite gordo
3 unidades ovos
0,120 kg maizena
0,025 kg manteiga
0,150 kg açúcar
0,005 l essência de baunilha
0,010 l rum

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco no meio da mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Para o creme:
Ferver metade do leite. Diluir a maizena em meio litro de leite mexendo com uma varra. Numa bacia, colocar os ovos, o açúcar e bater, juntar o leito com a maizena e depois adicionar o leite a ferver aos poucos e mexer. Colocar o aparelho novamente no tacho mexendo sempre até engrossar.

Para o resto da receita: Untar uma tarteira com manteiga. Estender a massa (5 mm) de espessura e colocar na tarteira, de preferência antiaderente. Verter o creme. Meter a tarte no forno quente a 180ºC durante cerca de 50 minutos.

 Comentário:

Mais uma boa sugestão para aconchegar um final de tarde…

Sem comentários:

Enviar um comentário