domingo, 15 de julho de 2012

Entremeio crocante com mousse de chocolate/canela e chocolate preto



Receita;
Ingredientes para 12 pessoas

Para a base ("dacquoise")
4 unidades de claras de ovo
0,100 kg miolo de avelã ou amêndoa
0,100 kg açúcar em pó
0,030 kg açúcar
0,005 kg sal fino
0,040 kg avelã ou amêndoa picada grosseiramente

Para o crocante "praliné"
0,200 kg "praliné"
0,070 kg chocolate de leite
0,100 kg "crêpes dentelle" (crêpes crocantes)

Para a mousse de chocolate de leite
0,100 kg chocolate de leite
0,025 l leite meio gordo
1 folha de gelatina
0,100 l natas vegetais
0,010 kg canela em pó

Para a mousse de chocolate preto
0,150 kg chocolate preto
0,025 l leite meio gordo
2 unidades folhas de gelatina
0,200 l natas vegetais

Q.b suspiros (feito com merengue italiano) polvilhados com chocolate em pó.
Q.b chantili em pó para finalizar.

Desenvolvimento:
Para a ""Dacquoise":
Aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e reservar.
Peneirar o açúcar em pó e o miolo de avelã. Bater as claras em castelo, não se esquecendo de colocar a pitada de sal fino. Passado algum tempo, adicionar o açúcar e continuar até ficar bem firme. Então juntar a mistura de miolo de avelã/açúcar em pó/avelã picadas grosseiramente e misturar delicadamente. Colocar sobre o tabuleiro previamente forrado com a folha de papel vegetal. Espalhar com uma espessura de 1 cm de altura e cozer no forno cerca de 15 minutos. Esfriar.
Passado esse tempo cortar o bolo consoante o tamanho da forma que escolher (a minha foi uma forma quadrada de 20 cm por 20 cm). À partida a quantidade de massa dá para fazer duas bases, uma para o fundo do bolo e outra para o topo. Reservar. Colocar a 1 base de bolo num fundo da forma.

Para o crocante "praliné":
Esmagar "as "crêpes dentelle" com a ponta dos dedos. Colocar a pasta "praliné" e o chocolate de leite ao banho-maria. Fora do lume adicionar as "crêpes dentelles" e misturar. Colocar este aparelho sobre a base de bolo e espalhar delicadamente por todo a parte do bolo.
Colocar no frigorífico até endurecer.

Para a mousse de chocolate de leite/canela:
Colocar as folhas de gelatina em água fria. Colocar ao banho-maria o chocolate de leite. Ferver o leite e fora do lume adicionar a gelatina escorrida e misturar. Adicionar o chocolate de leite e a canela em pó e misturar.
Bater as natas em chantili e adicionar ao aparelho anterior. Misturar delicadamente e colocar por cima do "praliné". Espalhar uniformemente e colocar de novo no frigorífico.

Para a mousse se chocolate preto:
Realizar a mousse de chocolate seguindo os mesmos passos que foram realizados para a mousse de chocolate de leite e, já no bolo em construção, colocar por cima fazendo outra camada.
Deixar no frigorífico até a mousse ficar firme e então colocar a outra parte da "dacquoise" por cima.

Comentário:
Para quem gosta de chocolate não há que hesitar. Experimente e de certeza que o desejo fica preenchido. A receita parece ser complicada mas não é de todo. Devemos é não esquecer que ela é alaborada por partes que se vão sobrepondo. Experimente e verá qua não terá dificuldade nenhuma em elaborar este entremeio. 
O "praliné" encontra-se em lojas da especialidade.
Para os suspiros que coloquei à volta do bolo elaborei a receita de merengue italiano que encontra neste blog (ver etiquetas bolachas).

3 comentários:

  1. Boa tarde Jorge, nesta receita deparei-me com termos que já ouvi falar mas não sei do que se trata como os tais: "Dacquoise" ; "praliné" ; "crêpes dentelle" , será que me podia esclarecer esses termos?

    ResponderEliminar
  2. Olá, primeiro a "dacquoise" é uma massa de base utilizada em pastelaria, pois o nome é em francês mas como já sabes temos muitos termos utilizados na culinária que são francês. O praliné é composto por avelãs caramelizadas e depois trituradas onde podemos adicionar chocolate, fica uma espécie de pasta utilizado em vários entremeios, hoje em dia já se encontra em lojas especialidades pronto a utilizar, também já temos uma em Santa Maria Da Feira. E por fim, os "crêpes dentelles" são uns crepes que se compram também em lojas da especialidade que são muito finas e crocantes. Espero ter respondido as tuas dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo esclarecimento e sim respondeu às minhas duvidas, no entanto mencionou que havia uma loja de especialidade em Santa Maria da Feira, pois bem, gostava de saber onde é, se me poder dizer, para um dia dar lá um saltinho. Mais uma vez obrigado Jorge.

      Eliminar