sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aproveitar a fruta do quintal é um tributo que prestamos à natureza

A natureza tem os seus ciclos. Na nossa latitude é altura em que muitas árvores apresentam os seus frutos. Vamos por esses caminhos e reparamos nas árvores, umas mais carregadas que outras, com as ameixas, as maçãs, as pêras, os pêssegos, damascos e tantos outros frutos. Também é a época da melancia, do melão, das amoras... É uma fartura de variedade.
Reparo que muitas das vezes os frutos ficam nas árvores até caírem de maduros e apodrecerem. Isso é muito comum. As pessoas preferem ir ao supermercado comprar a maçã, por vezes sem qualquer saber, do que se dar ao trabalho de ir colher aquelas que têm a uns metros da porta da sua cozinha. Mentalidades. Lembro em particular um quintal que tem uma ameixoeira grande e que todos os anos, incansavelmente, se enche de lindas e grandes ameixas brancas. Infelizmente acabam todas no chão. Um desperdício e uma falta de sensibilidade.

Em algumas das receitas lançadas aqui no blogue procurei mostrar algumas formas de aproveitar os frutos. Como não temos, nem podemos, comê-los todos na mesma altura, podemos confeccioná-los de forma a conservá-los para que eles possam satisfazer as nossas necessidades e os nossos desejos ao longo do ano.

Pois bem! Deixo aqui um desafio para aqueles que têm a dupla felicidade de ter árvores de fruto no seu pedaço de terra. Aproveitem o que a natureza vos deu, cuidem dos  frutos agora e deliciem-se durante todo o ano.
O blogue tem ferramentas para que se possa orientar no como fazer.
Mas se não quiser estar com o trabalho que a confecção dá posso fazê-lo por si. Posso, com a fruta que colhe da sua árvore, fazer doces ou compotas tão saborosas como nunca imaginou que fosse possível. Se esta ideia interessar esteja à vontade e contacte através do mail chefecuco@gmail.com.

Mas o importante mesmo é aproveitar o que a natureza nos dá, é saber reconher o quanto ela pode ser bondosa para connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário