domingo, 8 de julho de 2012

Pudim de leite condensado


Receita:
Ingredientes para 10 pessoas
0,500 l leite meio gordo
6 unidades de ovos
0,010 l essência de baunilha
0,005 kg vidrado de limão
1 unidade pau de canela
1 unidade leite condensado

Para o caramelo:
0,200 kg açúcar
0,005 l água


Desenvolvimento:

Fazer o caramelo e colocar na forma de pudim.
Ferver o leite num tacho com o vidrado de limão e o pau de canela. Numa bacia juntar os ovos inteiros e o leite condensado e misturar. Colocar o leite quente pouco a pouco no aparelho anterior. Perfumar com a essência de baunilha. Coar o aparelho obtido por cima da forma de pudim passando pelo passador chinês. Cozer em banho-maria no forno a 160ºC no forno previamente aquecido durante cerca de 1 hora.

Comentário:

Um chinês no meio da cozinha significa um coador de rede fina com uma forma cónica. A particularidade deste pudim, é que o leite condensado substitui o açúcar. Na minha opinião é um pudim muito agradável de comer, por isso experimente...

3 comentários:

  1. Boa tarde Jorge, o que é vidrado de limão, pois eu queria fazer este pudim, mas não sei o que é isso e se faz mal se não o coloque na receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde José, o vidrado de limão é um pouco de casca de limão, somente a parte amarela de preferência, pois a parte branca é amarga. Se não colocares na receita, não te preocupes muito, pois não vai alterar grande coisa. Espero ter respondido a questão, até breve...

      Eliminar
  2. Boa tarde Jorge, obrigado pelo o esclarecimento, eu realizei a receita deste pudim sem o vidrado de limão e ficou bom na mesma, obrigado pela receita Jorge, continuação de umas boas férias.

    ResponderEliminar