quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lulas estufadas com camarão e batata puré



Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

1 kg lulas
0,400 kg camarão (20/30)
0,200 kg tomate pelado triturado
0,010 l sumo de limão
1 unidade folha de louro
1 unidade ramo de cheiro
0,020 kg chouriço corrente (cortado em brunesa)
0,025 kg alho
0,100 kg cebola
0,025 l polpa de tomate
0,100 l vinho branco
0,200 kg brócolos
0,200 l caldo de marisco
0,050 l azeite
Q.b sal grosso
Q.b piripiri líquido
0,025 kg esparguete cozido para decorar

Para o puré de batata:
1 kg batata
0,100 l leite meio gordo
0,080 kg manteiga
Q.b sal fino
Q.b noz de moscada

Desenvolvimento:

Lavar os brócolos e cortar em pedaços. Cozer em água a ferver com sal. Escorrer e esfriar. Temperar com alho picado, um fio de azeite e sal fino. Reservar.
Amanhar as lulas e cortar às rodelas. Guardar os tentáculos. Marinar com um pouco de sal, folha de louro e o sumo de limão.
Descascar os camarões e guardar a cabeça para fazer o caldo de marisco. Reservar (não se esqueça de tirar a tripa aos camarões). Guardar alguns camarões inteiros para decorar o prato.
Descascar a cebola, o alho e picar finamente. Colocar um tacho ao lume, juntar o azeite, a cebola, o alho e o chouriço em brunesa. Fazer um puxado. Adicionar o tomate pelado triturado (fino) e refogar novamente.
Juntar as lulas, cozinhar um pouco e refrescar com o vinho branco. Adicionar a polpa de tomate, o ramo de cheiro, o caldo de marisco e um pouco de piripiri líquido. Tapar e deixar cozinhar até as lulas estarem cozidas. Então juntar os camarões e deixar por mais alguns minutos. Retificar os temperos e reservar.
Fazer o crocante com o esparguete cozido e reservar.

Para a batata puré:
Descascar as batatas. Colocar um tacho ao lume com água. Adicionar as batatas. Temperar com sal e deixar cozer. Verificar a cozedura, escorrer e passar pelo passe vite. Colocar um tacho ao lume e adicionar a batata, o leite morno, a manteiga, a noz de moscada e mexer até ficar untuosa. Verificar os temperos e reservar.

Empratar a gosto. A fotografia ilustra apenas uma forma de o fazer.


Comentários:

O corte em brunesa significa na linguagem culinária, cortar algo em dados muito pequenos. Também pode servir esta iguaria com um arroz seco.

Sem comentários:

Enviar um comentário