domingo, 8 de julho de 2012

Pataniscas de bacalhau com mousse de feijão frade e queijo de Azeitão


Receita:
Ingredientes para 6 pessoas

Para as pataniscas:
0,500 kg bacalhau posta demolhado
0,120 kg cebola
0,010 kg alho
0,050 l azeite
0,010 kg salsa
0,120 l leite meio gordo
4 unidades ovos
0,100 kg farinha sem fermento
0,005 kg fermento em pó
1 l óleo
Q.b sal fino
Q.b pimenta do moinho

Para o puré de queijo e feijão-frade:
0,300 kg feijão-frade cozido e lavado
0,010 kg coentros
0,010 kg cebola
0,050 l azeite
0,100 kg queijo de azeitão (sem a pele)
Q.b vinagre branco
Q.b sal fino
Q.b pimenta do moinho

Desenvolvimento:

Para as pataniscas:
Desfiar o bacalhau finamente.
Picar a cebola, dentes de alho e a salsa.
Colocar numa bacia a farinha com o fermento, o leite, azeite, a cebola, o alho e a salsa. Temperar com sal e pimenta e mexer bem. Separar as gemas das claras. Juntar as gemas ao aparelho anterior e misturar. Adicionar o bacalhau previamente desfiado e demolhado. Bater as claras em castelo juntando uma pitada de sal para elas ficarem firmes. Juntar ao aparelho.
Colocar o óleo a aquecer. Com ajuda de uma colher de sopa, colocar pequenas colheradas de aparelho e fritar. Virar as pataniscas e quando estiverem cozidas colocar sobre papel absorvente. Reservar.

Para o puré de feijão-frade:
Aquecer o feijão-frade cozido num pouco de água. Escorrer e colocar num copo misturador o feijão, as folhas de coentros, o azeite,  o vinagre, a cebola picada o queijo de azeitão sem a pele, temperar com sal e pimenta. Reservar.
Empratar a gosto.

Comentário:

Aqui a particularidade da receita das pataniscas é de colocar as claras de ovo, pois dessa forma elas tornam-se mais fofas... Convém servir as pataniscas logo após fritá-las...



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu já realizei só as pataniscas, que era o que me interessava e ficaram muito boas, no entanto, estas não pareciam pataniscas, mas sim bolinhos de bacalhau, não sei se foi por causa das claras que juntei à massa, esta ficou muito fofa, será que me podia ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, ficaram fofas por causa das claras que se coloca no final da receita, eis a particularidade desta receita, pois as claras em castelo trazem leveza as pataniscas...Espero ter respondido a tua questão...

      Eliminar
  3. Olá Jorge, mas então, elas ficaram muito parecidas com os bolinhos de bacalhau, para corrigir isso, como faço? Adiciono menos claras?

    ResponderEliminar
  4. Olá José, isso depende do gosto de cada um, pois eu gosto delas dessa forma, mas se achas que elas enchem demais então podes optar por diminuir o número de claras ou então colocar na massa os ovos inteiros diretamente em vez de meter primeiro as gemas e depois as claras em castelo. Conheço várias formas de fazer pataniscas, esta foi aquela que me agradou mais, por isso coloquei a receita no blog. Os gostos são relativos, por isso vai fazendo experiências e vê qual a forma de as elaborar te agrada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge, bem, ok, vou tentar de várias formas para ver a que gosto mais. Obrigado pela ajuda.

      Eliminar