quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arroz caldoso de polvo


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

1,200 kg polvo
0,120 kg arroz carolino
0,100 kg cebola
0,015 kg alho
0,050 kg pimento vermelho
0,050 kg pimento verde
0,100 kg tomate pelado e triturado
0,050 l azeite
0,100 l vinho branco
1 unidade folha de louro
0,025 kg coentros
Q.b piripiri liquído
Q.b sal grosso

Desenvolvimento:

Cozer o polvo num tacho com água, louro e um dente de alho. Verificar a cozedura. Retirar o polvo, cortar em nacos, reservar e guardar a água de cozedura.
Separar as folhas dos caules dos coentros e reservar. Lavar e cortar os pimentos em juliana fina e reservar. Descascar a cebola e o alho e picar ambos.
Refogar a cebola e o alho num tacho durante alguns minutos e adicionar a juliana de pimentos e o tomate pelado triturado e cozinhar. Juntar os nacos de polvo e mexer. Refrescar com o vinho branco e reduzir.
Colocar o arroz, mexer e regar com um pouco de calda de cozedura do polvo. Vá colocando calda conforme for preciso não se esquecendo de mexer. Verificar a cozedura do arroz (cerca de 18 minutos) e somente no momento de servir juntar as folhas de coentros para elas darem mais sabor e cor à confeção, mexer e servir de imediato.

Comentário:

Quando era mais jovem detestava coentros. Um dia, durante umas férias de verão no Algarve, comi um arroz de polvo com coentros. Provei e fiquei a adorar. Há coisas que de facto não se explicam mas a vida é mesmo assim.
Devemos ter uma mentalidade aberta. Mesmo quando se trata de coisas tão simples como os ingredientes da cozinha.
Por isso primeiro devemos provar e só depois tirar as ilações sobre pena de passarmos ao lado de experiências culinárias (e outras) inesquecíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário