segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pançudos da Dona Isabel


Receita:
Ingredientes para 40 unidades

0,250 kg açúcar
0,250 kg manteiga
0,500 kg farinha sem fermento
0,010 kg fermento em pó
2 unidades ovo inteiro
2 unidades gema de ovo (para pincelar)

Desenvolvimento:

Juntar todos os ingredientes numa bacia e misturar bem. Colocar no frigorífico durante cerca de 1 hora.
Fazer pequenas bolinhas de massa e colocar num tabuleiro com papel vegetal e pincelar com as gemas de ovo previamente batidas. Colocar ao forno a 180ºC durante cerca de 12 a 15 minutos.
Podem acrescentar por cima da massa, cereja em calda, ou algum tipo de frutos secos, tal como miolo de noz.

Comentário:

Os "Pançudos da Dona Isabel" - que são uma delícia - têm uma pequena história, das muitas de que é feita a vida. São muito boas estas histórias. Esta fez-me lembrar a pequenez do nosso mundo individual, pois existe muita coisa à nossa volta, existem, por exemplo, pessoas anónimas que são autênticos tesouros de saber e experiência, no caso da cozinha. Fez-me lembrar também, que mais do que muita formação, a base dos bons profissionais da restauração - e imagino que de outras profissões também - está no amor, na dedicação com que realizamos as funções a ela inerentes.  
Mas vamos à história. A Dona Isabel é uma senhora, já idosa, que sabe muito da restauração, fruto de muitos anos de trabalho e dedicação. Há uns tempos atrás ela deu-me a honra - e espero que às minhas formandas e aos meus formandos também - de partilhar connosco esse conhecimento. Durante horas a Dona Isabel partilhou receitas - os Pançudos são apenas um exemplo -, experiências na área da restauração que foi buscar ao seu baú de memórias e, sobretudo, partilhou-se enquanto pessoa, no seu amor pela cozinha, no seu amor pelos outros. Sim, porque, como já o disse algures, "cozinhar é um ato de amor". 
Foi muito bom.
Um muito obrigado à Dona Isabel,
Jorge Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário