sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tarte de framboesa


Receita
Ingredientes para 10 pessoas

Para a massa areada doce:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,125 kg manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino

Para o resto da receita:
0,250 kg lemon curd
0,500 kg framboesas
0,050 kg açúcar em pó

Desenvolvimento:

Para a massa areada doce
Peneirar a farinha, o açúcar em pó e o sal para uma bacia e juntar a manteiga cortada aos pedaços pequenos. Misturar delicadamente com as pontas dos dedos de maneira a que a manteiga se misture bem à farinha até obter uma espécie de areia grosseira. Fazer um buraco mistura e juntar o ovo ligeiramente batido e incorporar todos os elementos. Não amassar nem trabalhar a massa depois de os vários elementos estarem bem unidos. Para tornar a massa lisa e homogénea, pode quebrá-la uma vez só com a palma da mão. Fazer uma bola de massa, envolver num pouco de pelicula aderente e colocar no frigorífico durante pelo menos duas horas.

Forrar uma tarteira (previamente untada com manteiga e farinha) com a massa. Cobrir a base com papel vegetal. Guarnecer com feijões secos e cozer a 200ºC durante cerca de 20 minutos. Retirar os feijões e o papel vegetal a 3/4 da cozedura e acabar de cozer até ganhar cor. Retirar a base da tarte e colocar numa grelha para arrefecer. Reservar.

Para o resto da receita
Colocar um pouco de lemon curd sobre a tarte e em cima meter de forma harmoniosa as framboesas. Polvilhar com açúcar em pó, somente no momento de servir.

Comentário:

Fica muito bom. Esta é uma das receitas que leva o creme Lemon Curd que aqui apresentei há uns dias. 



2 comentários: