Receita:
Ingredientes para 4 pessoas
Para a massa vinhê:
0,250 kg farinha sem fermento
0,005 sal fino
4 unidades ovos
0,050 l óleo
0,150 l leite meio gordo
0,150 l cerveja
Para a salada de funcho:
0,200 kg funcho
0,100 kg pimento vermelho (sem pele e sementes)
0,025 l sumo de limão
0,025 l azeite
Q.b folhas de orégãos frescos
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho
Para o resto da receita:
12 unidades sardinha média
0,010 l sumo de limão
0,010 kg alho
Q.b sal grosso
Q.b pimenta de moinho
Desenvolvimento:
Para a salada de funcho:
Lavar o funcho e laminar numa fiambreira finamente e colocar em água com gelo e sumo de limão. Cortar o pimento em juliana e temperar com azeite, sumo de limão, folhas de orégãos e reservar. No momento de servir escorrer as lâminas de funcho, temperá-las com azeite, sumo de limão, sal e pimenta.
Para preparar as sardinhas:
Tirar a cabeça e a tripa às sardinhas. Retirar também com cuidado a espinha central. Estendê-las numa travessa e espalhar por cima um fio de azeite, sumo de limão, sal e pimenta. Deixar a marinar pelo menos 30 minutos.
Para a massa vinhê:
Peneirar a farinha e colocar num recipiente e fazer uma cova. Juntar o sal, as gemas de ovo e 2/3 do óleo. Misturar cuidadosamente com um batedor de varas. Incorporar a farinha progressivamente e deitar aos poucos a cerveja e o leite. Juntar os elementos líquidos à medida que vai ficando espessa. Colocar o resto do óleo para evitar a formação de uma crosta. Colocar a massa no frigorífico durante cerca de 20 minutos.
Bater as claras em castelo adicionando uma pitada de sal para ficarem mais firme e envolver ao aparelho anterior. Quando se juntam as claras à massa esta tem de ser utilizada de imediato.
Antes de fritar as sardinhas, passá-las por farinha, sacudi-las um pouco e passar pela massa vinhê e depois colocar em óleo quente até elas ficarem com uma cor dourada. Colocar em papel absorvente e servir a gosto. Neste caso acompanhei com uma salada de funcho e pimentos. Coloquei um pouco de molho de tomate e pimento vermelho (as aparas) que triturei e emulsionei com um pouco de azeite e vinagre.
Comentário:
É uma forma diferente de comer as sardinhas. Parece-me uma boa sugestão para estes tempos dos santos populares.
O funcho, que é pouco utilizado em Portugal mas muito noutros países, tem um sabor anisado que combina muito bem com as sardinhas.
Experimente e verá que tenho razão... Temos de manter uma mente aberta a outros sabores...
Sem comentários:
Enviar um comentário