sábado, 9 de junho de 2012

Cupcake com ganache de chocolate e Baileys


Receita:
Ingredientes para 12 unidades

Para a massa:
0,125 kg manteiga
0,070 kg chocolate preto culinária
2 unidades ovos
0,125 kg açúcar
0,065 kg farinha
0,065 kg maizena
0,005 kg fermento em pó

 Para o "ganache" de Baileys

0,200 l natas (35 % mg)
0,200 kg chocolate preto culinária
0,010 l Baileys
Q.b granulado de chocolate

Desenvolvimento:

Para a massa:
Colocar em banho-maria a manteiga e o chocolate cortado em pequenos pedaços. Tirar a bacia do banho-maria e deixar arrefecer um pouco. À parte bater os ovos com o açúcar em relevo. Adicionar o chocolate derretido morno e mexer. Incorporar a farinha, a maizena e fermento em pó, previamente peneirado, e misturar até obter uma massa homogénea. Deixar repousar 15 minutos. Colocar o aparelho dentro de umas forminhas de papel plissado a 2/3 da altura. Colocar num tabuleiro e colocar em forno quente a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos. Verificar a cozedura e deixar arrefecer.

Para a "ganache" com Baileys:
Enquanto os bolos cozem, preparar a "ganache". Meter as natas num tacho e ferver. Retirar do lume e incorporar o chocolate cortado em pedaços pequenos e misturar com umas varras. Adicionar o Baileys e misturar. Cobrir a superfície da ganache com pelicula aderente e colocar no frigorífico pelo menos uma hora.
Quando o creme "Ganache" tiver solidificado, colocá-lo num saco pasteleiro com uma boquilha a gosto e decorar o topo do bolo de forma harmoniosa.

Comentário:

O creme "ganache" é o nome de um creme de base utilizado em pastelaria, composto por 50% de natas e 50 % de chocolate.
Em relação aos "cupcakes", são uns pequenos bolos de origem americana que se cozem nas formas de papel plissado e que de seguida decoram-se a gosto. É neste momento um fenómeno de moda.

2 comentários:

  1. parece-me delicioso, qualquer dia vou tentar fazer cá em casa!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois bem, dito e feito, fiz estes cupcakes cá em casa, mas eu substitui o baileys por vinho do porto, pois de momento não tinha a bebida, no entanto ficaram muito bons na mesma, para outra vez, experimento com baileys.

    ResponderEliminar