quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cerejas salteadas com gelado de baunilha


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,800 kg cerejas
0,100 l de ginga
0,100 l vinho do Porto tawny
0,025 kg açúcar
1 unidade estrela de anis
0,005 kg pimenta preta esmagada
0, 100 l gelado de baunilha

Para os cestos (12 unidades):
0,025 kg manteiga
0,025 kg açúcar em pó
1 unidade clara de ovo
0,020 kg farinha sem fermento

Desenvolvimento:

Para a confecção dos cestos:
Numa bacia misturar a manteiga amolecida e o açúcar em pó. Incorporar de seguida a clara de ovo e mexer de novo. Por fim adicionar a farinha e misturar bem até obter uma massa homogenea. Com a ajuda da espátula, formar circunferências de 12 centimetros de diâmetro, não muito espessas. Levar a forno quente a 200ºC durante cerca de 6 a 8 minutos. Retirar do forno e formar os cestos com a ajuda de uma tigela. Reservar.
Lavar as cerejas, secá-las e tirar os caroços com ajuda de um descaroçador. Num tacho ferver a ginga, o vinho do Porto, o açúcar, a estrela de anis e a pimenta esmagada. Cozinhar durante pelo menos 5 minutos. Adicionar as cerejas e deixar durante 10 a 15 minutos. A pele das cerejas não devem estourar. Reservar (Se por acaso ficar muito espesso, pode adicionar um pouco de água).
Empratar as cerejas tépidas num prato de sopa com um pouco de xarope da cozedura das cerejas. Colocar por cima o cesto com a bola de gelado de baunilha. Decorar com uma estrela de anis e servir de imediato.

Comentário:

É uma sobremesa com um contraste de temperatura, com as cerejas servidas quentes e o gelado bem frio. O anis estrelado dá um toque especial à receita. Pode substitui-lo por outra especiaria, como por exemplo, o cardamomo.
É uma boa sugestão para esta época... Temos de aproveitar porque o tempo delas - as cerejas - está a chegar ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário