sexta-feira, 15 de junho de 2012

Salada de lulas com camarão


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

0,500 kg lulas
0,300 kg camarão (20/30)
0,400 kg batata cartão (pequena)
1 unidade folha de louro
0,150 kg tomate cacho
0,025 kg azeitona preta sem caroço
0,100 kg favas congeladas
0,010 l vinagre balsâmico
0,050 l azeite
0,010 l sumo de limão
0,010 kg cebolinho
0,005 kg sal fino
0,005 kg pimenta preta de moinho

Desenvolvimento:

Lavar as batatas e cozer com água, sal e a folha de louro. Verificar a cozedura, escorrer, esfriar, tirar a pele e laminá-las. Reservar.
Amanhar as lulas, guardar os tentáculos inteiros e cortar às rodelas o restante. Marinar com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão. Guardar.
Descascar os camarões e guardar a cauda. Tirar a tripa e dar um golpe ao longo das costas e espalmar um pouco.
Fazer o molho virgem (concassê de tomate, gomos de azeitona preta, favas sem a pele, azeite, cebolinho picado, vinagre balsâmico, sal e pimenta).
Numa sertã antiaderente, juntar o azeite e saltear as lulas, adicionar os camarões, deixar por mais alguns minutos, juntar um pouco de alho picado, temperar com sal e pimenta. Reservar.
Para empratar, primeiro temperar as batatas com um pouco de sal, pimenta, sumo de limão e azeite, mexer e colocar num aro de inox fazendo uma base e colocar por cima os camarões. Meter depois as lulas temperadas com o molho virgem como podem verificar na fotografia.

Comentário:

Esta entrada pode ser servida tépida ou fria consoante o gosto de cada um. Não se deve saltear as lulas por demasiado tempo sobre pena de elas ficarem duras.

Sem comentários:

Enviar um comentário