terça-feira, 12 de junho de 2012

Caldo verde


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

0,300 kg couve para caldo verde
1 kg batata
0,120 kg cebola
0,050 alho
0,200 kg chouriço de carne
0,050 kg presunto (naco)
0,100 l azeite
0,010 kg sal grosso
0,200 kg broa de milho (guarnição)

Desenvolvimento:

Cortar a couve galega em juliana muito fina. Cozer a couve em água com sal, escorrer, esfriar e reservar.
Colocar uma panela ao lume. Adicionar as batatas descascadas em pedaços, a cebola em rodelas, o chouriço de carne, o presunto, o azeite, alho sal e cobrir com água e deixar cozer. Verificar a cozedura dos legumes. Retirar o chouriço e o naco de presunto e reservar. Cortar o chouriço em rodelas e o presunto em pedaços.
Passar a sopa pelo mix ou pela varinha mágica, voltar a ferver e retificar os temperos.
Para empratar: Colocar a couve nas taças individuais, um fio de azeite e cobrir com o caldo a ferver e mexer. Colocar a boiar o chouriço e o presunto. Acompanhar com a broa de milho à parte. Pode sempre optar por um empratamento mais arrojado como pode ver na fotografia.

Comentário:

Quando passar a sopa pelo varinha mágica, pode cozer as couves a seguir e utilizar de imediato. Mas para poder guardar sempre a couve com uma cor bem verde convém somente adicioná-la quando servir a sopa. Foi eleito à bem pouco tempo umas das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. Merece bem merece esse prémio.

1 comentário:

  1. Já fiz e provei caldo verde e realmente merece o prémio de ser uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, pois eu que nem como verduras a não serem passadas na sopa, desta vez comi e adorei... em breve voltarei a fazer caldo verde.

    ResponderEliminar