quarta-feira, 6 de junho de 2012

Doce de cereja


Receita:
Ingredientes para 9 frascos de 220 gr cada

2,500 kg cereja madura
1,800 kg açúcar
0,020 l sumo de limão
0,200 l vinho do Porto tinto
1 unidade pau de canela

Desenvolvimento:

Tirar os caroços às cerejas e reservar.
Colocar todos os ingredientes na bacia de cobre (de preferência - na falta dum utensílio destes um simples tacho, de tamanho adequado, também serve)) e deixar cozer em lume brando até atingir o ponto de estrada.
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro apropriados, previamente esterilizados e bem secos. Tape-os bem. Ponha-os depois com a tampa para baixo até eles ficarem frios. Essa técnica permite criar um vácuo natural e dessa forma o doce conserva-se mais tempo.
Depois de frio guardar o doce num local fresco e seco.


Comentário:

Eis uma boa forma de conservar esta fruta da época de forma a poder comer ao longo do ano das mais diversas maneiras.
Desde que devidamente confeccionado e guardados em frascos apropriados e esterilizados, os doces podem-se conservar um bom período de tempo (chega a alguns anos) sem perder as suas qualidades e o seu sabor.
Este é um dos doces que fiz para consumir durante o ano. É nesta altura que o faço. Depois, apesar continuarem a existir cerejas, vindas de outras partes do mundo, o preço não permite fazer o doce. Se desejar alguns frascos de doce só tem de entrar em contacto.  

4 comentários:

  1. Boa noite Jorge, queria-lhe perguntar o que é uma bacia de cobre e também o que é o ponto de estrada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a bacia de cobre é um especie de tacho com duas asas largo. É muito utilizada na pastelaria pelas suas propriedades, pois o cobre transmite o calor com mais velocidade e com mais uniformidade. Ainda há muita gente a confeccionar o creme de ovo por exemplo neste tipo de material (vai a google imagens, e veras o que é).
      O ponto de estrada: Coloque um pouco de doce num prato frio e passe-lhe com o dedo ou com uma espátula. Se abrir uma estrada e que não se feche de imediato, então o seu doce esta pronto.

      Eliminar
    2. Boa noite, muito obrigado pelo seu esclarecimento...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar