domingo, 17 de junho de 2012

Brownie de chocolate e nozes


Receita:
Ingredientes para 10 pessoas

0,250 kg manteiga
0,150 kg chocolate preto culinária
4 unidades ovos inteiros
0,300 kg açúcar
0,120 kg farinha sem fermento
0,200 kg miolo de nozes
0,005 kg fermento em pó
0,100 L gelado de baunilha (ao gosto de cada um)

Desenvolvimento:

Partir o chocolate preto e colocar em banho-maria (40ºC) junto com a manteiga cortada em pedaços.
Misturar os ovos com o açúcar e adicionar também o chocolate e a manteiga derretida. Adicionar a farinha com o fermento, as nozes picadas grosseiramente e mexer bem com uma espátula.
Colocar a massa numa forma quadrada de 30 cm previamente forrada com papel vegetal untado com manteiga. Meter ao forno a 180ºC a 200ºC durante cerca de 15 a 20 minutos. A massa tem de ficar fofa por dentro. Verificar a cozedura com uma faca (a massa tem de ficar colada a faca).


Comentário:

É um bolo de chocolate com nozes. Sobremesa oriunda dos Estados unidos da América, que acabou por se espalhar pelo resto do mundo. Eu costumo servir esta sobremesa morna com gelado de baunilha. Fica uma delícia.

4 comentários:

  1. sim, de facto é um bolo de chocolate com nozes, já experimentei na escola, mas nunca o fiz, acho que dentro em breve vai chegar a altura para o fazer cá em casa e também o costumo comer morno.

    ResponderEliminar
  2. Pois, como já tinha referido, fiz esta sobremesa hoje, saiu mesmo agora e todos adoraram, servi com um gelado de baunilha caseiro e a combinação era fantástica. Obrigado pela receita Jorge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, ainda bem que tens feito algumas receitas, e fico feliz quando comentas que correu bem... As férias estão a acabar, por isso aproveita o que resta de tempo antes de iniciar este novo ano letivo... Até breve...

      Eliminar
  3. Olá Jorge, eu tenho de treinar, logo, faço as receitas que gosto e outras para experimentar, pois, como já tinha dito, eu sou feliz a cozinhar, por isso aproveito bem o tempo. Até breve Jorge.

    ResponderEliminar