quarta-feira, 2 de abril de 2014

Salmão com crosta de nozes e citrinos


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

1 kg salmão
0,400 kg espargos verdes frescos
0,400 kg batata ao murro
0,100 kg pétalas de tomate (ver receita)
0,020 alho
0,050 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Para a crosta de nozes e citrinos:
0,200 kg miolo de nozes
0,050 kg miolo de broa
0,100 kg lima (sumo e raspas)
0,200 kg laranja (sumo e raspas)
0,050 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar os espargos, cortar a base (cerca de 2 cm), e grelhar os espargos. Temperá-los com sal, pimenta e um fio de azeite.
Para a confeção da crosta de nozes: Triturar o miolo de noz com o miolo de broa, e colocar numa bacia. Adicionar um pouco de sumo de laranja e de lima, azeite, as raspas de limão e da laranja, temperar com sal e pimenta, mexer tudo muito bem para envolver todos os ingredientes. Reservar.

Para a confeção do salmão: Amanhar o salmão, cortar em lombos de 180 a 200 gr cada, e retirar as espinhas e a pele. Temperar os nacos de salmão com sal, pimenta, um pouco de sumo dos citrinos, e azeite. Deixar cerca de 1 hora. Numa frigideira antiaderente, colocar um fio de azeite, aquecer, colocar o salmão escorrido e seco e saltear dos dois lados, colocar numa travessa e juntar a marinada de citrinos. Colocar por cima dos lombos de salmão a crosta de citrinos, e meter no forno quente a 200ºC, durante cerca de 6 a 8 minutos.

Servir acompanhado de batata ao murro, espargos verdes, e pétalas de tomate confitado.

Comentário:

Saudável, e delicioso... experimente....

2 comentários:

  1. Uma receita tentadora! parece-me deliciosa. já agora, qual a melhor maneira de retirar a pele do salmão sem que a carne vá agarrada?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Vou tentar explicar a técnica de forma simples, mas mesmo assim penso que deve consultar um livro sobre técnicas de cozinha que deve vir ilustrado, ou pesquisar na internet onde deverá de certeza encontrar algo a ilustrar a técnica. Pois por vezes uma boa foto vale mais do que mil palavras.
    Primeiro convém comprar um salmão inteiro, e devera levantar os filetes. De seguida pegar num filete e colocar numa tábua de corte com a pele virada para baixo, e a cauda virada para si. Fazer deslizar a lâmina da faca entre a carne do filete e a pele. Segurar o filete firmemente pela pele e fazer deslizar a faca num movimento de vaivém… Espero ter sido claro…
    Um abraço e até breve…

    ResponderEliminar