domingo, 13 de abril de 2014

Bolo recheado com creme mousseline e framboesas


Receita
Ingredientes para 10 pessoas;

Para a massa genovesa:
(Ver receita)

Para o creme mousseline:
0,500 kg creme pasteleiro (ver receita)
0,250 kg de manteiga
0,010 l kirsch

Para a calda de açúcar:
0,200 l água
0,100 kg açúcar
0,020 l kirsch

Para guarnecer:
0,300 kg framboesas
0,250 kg amêndoa palitada

Desenvolvimento:

Para fazer a massa genovesa (Ver receita).

Para fazer a calda de açúcar;
Colocar o açúcar com a água e ferver durante 2 a 3 minutos. Reservar.
Para a elaboração do creme "mousseline":
Fazer o creme pasteleiro (ver receita). Deixar esfriar um pouco mas não completamente. Adicionar a manteiga amolecida e bater com ajuda da batedeira até o creme ficar untuoso. Aromatizar com o kirsch, mexer e reservar.
Para o resto da receita:
Cortar a massa genovesa ao meio. Remolhar com a calda de açúcar. Meter um disco de massa num aro de inox. Rechear com uma camada de creme "mousseline". Colocar algumas framboesas, e colocar uma outra camada de creme. Cobrir com a outra parte do bolo. Meter no frigorífico durante cerca de 1 hora. Retirar o aro de inox, e barrar com o restante creme, à volta e em cima. Colocar à volta do bolo a amêndoa previamente torrada ligeiramente no forno. Decorar o bolo a gosto.
Comentário:
Mais uma bela opção para festejar... Se fizermos em casa os bolos não teremos de os comprar. Por muita pena minha, a realidade é que na maioria das pastelarias basicamente tudo é feito à base de compostos. Por isso o melhor mesmo é fazê-los em casa, pois aí garantimos o mínimo de qualidade dos ingredientes. E para além de ficarem sempre muito bons, e de toda a gente gostar, fazê-los é um acto de amor. E amor nunca é demais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário