sábado, 5 de abril de 2014

Arroz de pato fingido




Receita
Ingredientes para 8 pessoas

1,250 kg frango
0,400 kg arroz (estufado)
0,200 kg bacon
0,200 kg chouriço de carne
0,200 cenoura
0,200 kg cebola
0,025 kg alho
0,100 l azeite
0,050 kg queijo da ilha de São Jorge
1 unidade folha de louro
2 unidades cravinho da Índia
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar o frango e colocar num tacho. Cobrir com água e temperar com sal. Levar ao lume e deixar ferver. Retirar a espuma que se formou. Adicionar o bacon e o chouriço a cenoura descascada, as especiarias, e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar cozido. Deixar arrefecer dentro da panela. Retirar então o frango, o chouriço, o bacon, e a cenoura. Limpar o frango de pele, ossos e desfiá-lo. Passar o caldo de cozedura pelo chinês e reservar.

Descascar a cebola, e os alhos. Picar ambos. Colocar o azeite num tacho, adicionar a cebola, alho, a folha de louro. Levar ao lume e deixe cozinhar até ficar translúcido. Juntar o caldo de cozedura do frango (guardar um pouco para o final), ferver e adicionar o arroz. Ferver de novo tapar com a tampa e colocar no forno quente a 180ºC, durante cerca de 18 minutos. Passado esse tempo, retirar o tacho, esperar cerca de 10 minutos com o tacho tapado, e de seguida abrir o arroz com um garfo.

Cortar os enchidos em pedaços e a cenoura às rodelas.

Dispor numa travessa de barro uma camada de arroz, a seguir o frango desfiado, outra camada de arroz, e por fim os enchidos (adicionar um pouco de cozedura do frango). Também podem optar pela mistura do arroz e do frango desfiado, isto fica ao seu critério. Polvilhar com um pouco de queijo da ilha.

Colocar no forno quente a 180ºC, cerca de 10 minutos.

Comentário:

Uma adaptação da receita do arroz de pato, daí o "fingido". Esta fica um pouco mais em conta e é menos morosa do que a receita original...

2 comentários:

  1. Cá em casa também costumo fazer esta receita. Mais barata do que a original com pato, mas se for bem feita, quase que engana os menos habituados ao sabor da carne do pato!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    De facto é uma boa alternativa e bem mais em conta do que a receita original feita com pato...
    Em tempos de crise faz-se o que se pode...
    Um abraço...

    ResponderEliminar