quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bruschetta de abóbora, requeijão e lágrima de azeite


Receita
Ingredientes para 12 unidades:

1 unidade de pão (tipo baguete)
0,200 kg abóbora
1 unidade requeijão
0,010 kg alho
0,020 l azeite
0,020 kg queijo parmesão (para as lascas)
Q.b tomilho seco
Q.b orégãos frescos
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para as lágrimas de azeite:
Q.b isomalt
Q.b azeite

Parecem diamantes...


Desenvolvimento:

Descascar a abóbora e cortar em cubos regulares. Colocar num tabuleiro, salpicar com tomilho seco, temperar com sal, pimenta e azeite. Colocar em forno quente a 200ºC, durante cerca de 10 minutos.
Esmagar o requeijão com ajuda de um garfo e reservar.
Descascar o dente de alho e esfregar o pão baguete. Cortar em fatias de 0,5 cm de espessura. Colocar sobre uma grelha e salpicar com um pouco de azeite e levar em forno quente até alourar. Retirar e reservar.
Sobre as fatias de pão tostadas, colocar uma camada de migas de requeijão; por cima um pouco de abóbora, uma lágrima de azeite, as lascas de queijo parmesão, e umas folhas de orégãos frescos.


Comentário:

Adoro a ideia das lagrimas de azeite, fica mesmo com um ar fantástico. Eu bem sei que temos pessoas a dizer que é uma perda de tempo, eu não acho. Será uma boa ideia para impressionar os seus convidados...
Um desses dias direi como fazer as "Lágrimas de azeite". 
Maravilha...




3 comentários:

  1. Não conhecia isomalt, adorei e vale mesmo a pena. Fica lindo!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    O isomalt é um açúcar modificado, neste momento esta na moda devido ao aparecimento das novas tendências na cozinha, como é o caso da cozinha molecular. É muito utilizado pelos pasteleiros que fazem peças de açúcar. O seu aspeto final é parecido com o vidro, e na minha opinião é um produto interessante, no entanto ainda bastante caro… Espero ter esclarecido um pouco…
    Mais uma vez obrigado pelo comentário…
    Uma boa e SANTA PASCOA

    ResponderEliminar
  3. Olá, eu conhecia o isomalt, pois no meu ultimo estágio fiz bolas de azeite com ele! Falta cada vez mesmo, está quase a terminar, 1 mês! Abraço

    ResponderEliminar