quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tartelettes bom bocado


Receita:
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa doce:
0,500 kg farinha
0,250 kg açúcar em pó
0,250 kg manteiga
2 unidades ovo
Q.b raspa de limão

Para o creme de pastéis de nata:
1 kg açúcar
0,500 l água
1 l leite meio gordo
0,150 kg farinha sem fermento
15 unidades gema de ovo
1 unidade casca de limão
1 unidade ovo inteiro
1 unidade vagem de baunilha
1 pau de canela

Para o resto da receita:
Q.b manteiga
Q.b farinha sem fermento

Desenvolvimento:

Para a massa doce:
Colocar a farinha sobre a mesa de trabalho e abrir uma estança. Juntar o açúcar em pó, a manteiga, e a raspa de limão. Colocar dentro os ovos, e trabalhar a massa até esta ficar lisa e homogénea. Deixar descansar a massa tapada, durante pelo menos 1 hora no frigorífico.

Para o creme de pastéis de nata:
Num tacho colocar a água, o açúcar e deixar ferver cerca de 3 minutos, para fazer a calda de açúcar. Envolver a farinha com 0,200 l de leite frio. Levar os restantes 0,800 l de leite com a casca de limão, a vagem de baunilha e a canela a ferver. Colocar o leite fervido ao aparelho anterior, e meter de novo ao lume cerca de 2 minutos. Adicionar a calda de açúcar à mistura anterior, e mexer bem. Deixar arrefecer um pouco e juntar as gemas e o ovo ligeiramente batidos.

Para o resto da receita:
Polvilhar a massa com um pouco de farinha e tender até atingir os 3 mm de espessura. Untar umas forminhas com manteiga e farinha. Forrar as forminhas e verter o aparelho de pastéis de nata até aos 3/4 das formas. Levar ao forno quente a 180ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos. Retirar, deixar esfriar alguns minutos, desenformar e colocar sobre formas de papel plissado.

Comentário:

Muito bom, mas mesmo muito bom...

2 comentários:

  1. essa receita pode nem ter comentario, pena quem nem sabe apreciar essas lindas tartelettes como eu tanto estou apreciando um doce maravilhoso parabens Jorge por tudo o que fazes de bom na vida com muito carinho e pores aqui tuas receitas nesse blog muito obrigado beijossssssssssss Genia :)

    ResponderEliminar