Receita
Ingredientes para 10 pessoas
1 kg arroz estufado
0,200 kg cebola
0,100 kg manteiga
1 unidade ramo de cheiros
1,600 l caldo de galinha
0,005 kg sal grosso
1 unidade papel vegetal
Desenvolvimento:
Cortar o papel vegetal do tamanho do tacho onde vai colocar o arroz.
Picar as cebolas e preparar o ramo de cheiros. Levar as cebolas a suar em manteiga. Juntar o arroz sem lavar e vitrificar (refogar lentamente, mexendo sem parar com uma espátula; os grãos de arroz devem separar-se e ficar transparentes).
Regar com o caldo de galinha e acrescentar o ramo de cheiros e temperar com o sal. Verificar a hora exata em que a água levantou de novo fervura. Cobrir com uma folha de papel vegetal ou com uma tampa. Colocar o tacho no forno a 180ºC a 200ºC. O tempo de cozedura é de 18 a 20 minutos. Passado esse tempo, verificar a cozedura (provar) e retirar do forno. Colocar em cima de uma grelha, e deixar acabar de cozer o arroz durante cerca de 5 minutos sem tirar a tampa nem o papel vegetal. Abrir ou soltar o arroz com uma garfo e incorporar um pouco de manteiga (facultativo), mexer e reservar.
Comentário:
Confeção de base para acompanhar imensas iguarias.
Bom dia!
ResponderEliminarDuas questões, normalmente quais as ervas que usa para preparar o ramo de cheiros e qual a quantidade?
É necessário cobrir o arroz com o papel vegetal, mesmo quando tiver tampa?
Obrigado pelo atenção e parabéns pelo excelente trabalho.
Cheiros são sempre salsa e cebolinha verde.
EliminarO ramo de cheiros é uma selecção de plantas aromáticas, atadas num pequeno feixe para as impedir de se espalharem nas confecções. Utiliza-se na maioria das vezes a salsa, louro, aipo e alho francês, porém mediante a iguaria a elaborar estas podem variar.
EliminarEspero ter respondido à dúvida,
Obrigado desde já pelo seu comentário,
Atenciosamente,
Jorge Silva
Só mais uma questão, quando se refere a arroz estufado a que se refere? Desde já peço desculpa pela ignorância...
ResponderEliminar
EliminarEm relação ao arroz estufado, ou vaporizado é um tipo de arroz “Agulha” sujeito a um tratamento feito na transformação do arroz, que permite conservá-lo sempre inteiro e solto após a cozedura. Este é o mais indicado para utilizar quando queremos um arroz seco tipo de forno.
Em Portugal temos dois tipos de arroz, o carolino que é mais indicado para fazer as receitas de arroz malandro tipo arroz de tomate ou arroz de feijão, e temos o agulha que é mais indicado para fazer receitas tipo arroz de forno, etc…
Um abraço…
Um bom resto de fim-de-semana
O termo vaporizado já me é familiar, desconhecia que também podia ser designado por arroz estufado.
EliminarMuito obrigado fiquei esclarecido.
Olá,
ResponderEliminarPara o ramo e cheiros costume usar os caules de salsa, louro, tomilho, e as folhas de alho francês para envolver as ervas. Em relação às quantidades faço de forma proporcional em relação a cada um dos elementos. Mas mediante o gosto de cada um podemos colocar mais uma erva do que outra. No entanto pode optar por outro tipo de ervas aromáticas mediante a receita que estiver a elaborar.
Em relação a segunda questão, se tiver tampa não necessita colocar a folha de papel vegetal.
Espero ter respondido as suas duvidas,
Um abraço…
Obrigado pela resposta, foi exactamente de encontro ao que pretendia.
EliminarAbraço...