domingo, 28 de abril de 2013

Bolachas salgadas de queijo parmesão e frutos secos


Receita
Ingredientes para 20 unidades

1 unidades ovos
0,080 kg manteiga
0,060 kg queijo parmesão ralado
0,040 kg miolo de amêndoa moída sem pele
0,090 kg farinha sem fermento
0,015 kg miolo de pinhão
0,015 kg amêndoa palitada
Q.b noz-de-moscada
Q.b pimenta de caiena
Q.b sal fino
Q.b pimenta branca moída

Desenvolvimento:

Colocar numa bacia a amêndoa moída, o queijo parmesão ralado e a farinha. Fazer um buraco e adicionar a manteiga amolecida. Misturar bem até obter uma mistura areada. Juntar o ovo inteiro, o sal e as restantes especiarias. Colocar os frutos secos e misturar de novo até obter uma massa homogénea.
Tender a massa obtida (1 cm de espessura) em quadrado sobre uma folha de papel vegetal e colocar no frigorífico, cerca de 2 horas (na foto optei por fazer umas bolas de massa que espalmei ligeiramente com ajuda de um garfo).
Quando a massa estivar bem firme, cortar em quadrados, ou na forma que entender, com ajuda de um corta massa. Colocar as bolachas salgadas obtidas num tabuleiro sobre papel vegetal, e meter em forno quente a 180ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos, consoante o forno.

Comentário:

Ideal para petiscar. Também pode servir de base para realizar um canapé salgado mas nesse caso com um pouco de doce à sua escolha. Então aí, ficamos perto do paraíso...
Para tornar a receita mais portuguesa, podem substituir o queijo parmesão, pelo queijo da ilha de São Jorge. Também fica bem...





Sem comentários:

Enviar um comentário