quarta-feira, 11 de junho de 2014

Borrego estufado com batatas


Receita:
Ingredientes para 6 pessoas:

1,6 kg Pá de borrego
0,100 l Óleo
0,200 kg Cebola
0,200 kg Cenoura
0,050 kg Farinha sem fermento
0,050 kg Tomate concentrado
1 Unidade ramo de cheiro
0,025 kg Alho

Para a guarnição:
0,250 kg Cebolinha parisiense
0,025 kg Manteiga
0,010 kg Açúcar
1,250 kg Batata
0,020 kg Salsa
Q.b Sal fino
Q.b Pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Desossar a pá de borrego, e cortar em nacos de 50 gr cada, e reservar.
Para a preparação da guarnição aromática: Descascar as cebolas e as cenouras. Cortar em "mirepoix". Descascar, e tirar o germe ao alho. Esmagar.
Para a preparação da carne: Num tacho aloirar os nacos de carne em óleo quente. Juntar a guarnição aromatica. Deixar suar em lume brande durante alguns minutos. Desengordurar cuidadosamente, polvilhar com a farinha e colocar no forno cerca de 10 minutos a 180ºC. Retirar, adicionar o tomate concentrado, mexer. Colocar água fria até cobrir a carne, e levantar fervura. Juntar os alhos esmagados e o ramo de cheiros. Temperar com sal e pimenta. Tapar o tacho e colocar ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos a 1 hora.
Para a preparação da guarnição: Descascar, lavar e tornear as batatas. Bringir, escorrer e reservar. Cozer as cebolinhas (num tacho, colocar as cebolinhas cobrir com água, um pouco de manteiga, açúcar, sal e pimenta. Ferver até evaporar a água de cozedura). Lavar a salsa, secá-la, e picá-la, e reservar.

Retirar o tacho do forno com a carne. Colocar os nacos de carne num outro tacho. Passar por cima o molho a chinês, adicionar as batatas branqueadas. Retificar os temperos, e desengordurar o molho de cozedura se for necessário. Tapar novamente e levar ao forno por mais 20 minutos. Passado esse tempo, verificar os temperos, adicionar as cebolinhas glaciadas. Salpicar  com a salsa e servir de imediato.

Comentário:

"Navarin d´agneau", é o verdadeiro nome deste prato de origem francesa. Vale a pena experimentar...


Sem comentários:

Enviar um comentário