Receita:
Ingredientes para 6 pessoas
1 kg carapau pequeno
1 l óleo
Q.b farinha
Q.b sal grosso
Para açorda:
0,200 kg pão alentejano (de véspera)
0,050 l azeite
0,025 kg alho
1 gema de ovo
1 l caldo de peixe leve ou água
0,100 kg cebola
0,020 kg coentros
Desenvolvimento:
Para os carapaus:
Amanhar os carapaus e lavar muito bem. Temperar com o sal e deixar assim pelo menos 30 minutos. Depois passá-los por farinha e fritar em óleo quente. Escorrer e colocar sobre papel absorvente.
Para açorda:
Descascar a cebola e o alho e picar. Colocar um tacho ao lume, juntar o azeite, refogar a cebola e o alho. Adicionar o caldo de peixe ou a água a gosto de cada um, e deixar ferver. Retirar a côdea ao pão, cortar em cubos e juntar. Mexer muito bem, retificar temperos, colocar os coentros picados grosseiramente e mexer de novo. Retirar do lume e ligar com a gema de ovo. Servir de imediato.
Comentário:
Em vez de ligar a açorda com a gema de ovo, podemos deixá-la simples e, por exemplo, colocar por cima um ovo escalfado. Outra dica, prefiro retirar parcialmente a côdea ao pão porque dessa forma dará um pouco mais de consistência a açorda.
Os jaquinzinhos é o nome dado ao carapau de tamanho pequeno. Podem ser utilizados como petisco ou como refeição. Nalgumas zonas, especialmente junto ao mar, onde o peixe é sempre fresco, é muito apreciado.
Sem comentários:
Enviar um comentário