quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Pães com chocolate

Receita

Ingredientes para 8 unidades

  • 0,250 Kg farinha tipo 55 sem fermento
  • 0,020 Kg açúcar
  • 0,025 Kg manteiga derretida, mas fria
  • 0,005 Kg sal fino (1 pitada chega)
  • 0,011 Kg fermento seco (eu utilizei Fermipan)
  • 0,010 Kg mel
  • 0,050 L leite gordo
  • 0,125 L água morna (cerca de 32º C)
  • 0,125 Kg manteiga para folhados a temperatura ambiente
  • 0,200 Kg chocolate preto (próprio para o efeito)
  • 1 ovo (para pincelar na parte final)

Desenvolvimento

Numa bacia começar por colocar a água, o leite e o fermento. Mexer, o que pode ser feito com as mãos, que foi como fiz, mantendo uma sempre limpa de forma a poder segurar a bacia e colocar os ingredientes de forma adequada.

Depois juntar o mel, mexer, o açúcar e o sal, e mexer de novo. 

Colocar então a farinha de uma só vez e misturar até ficar com uma espécie de bola de massa. Adicionar as 25 gr de manteiga derretida e fria e misturar até obter um aparelho homogéneo. Formar uma bola e salpicar com um pouco de farinha. Colocar a massa obtida num saco plástico e meter no frigorífico por 4 horas. Nesta fase o ideal é deixar a massa cerca de 6 horas, contudo esta pode ficar até 36 horas sem alterar as suas propriedades.

Amolecer a manteiga (as 125 gr) para lhe dar uma forma quadrada com cerca de 15 cm de cada lado e com uma altura de 0,5 cm de espessura. 

Passado o tempo de repouso, polvilhar ligeiramente a bancada de trabalho esticar a massa com ajuda das mãos até obter um formato de retângulo. Numa das partes colocar a manteiga amolecida, cobrir com a outra metade e pressionar à volta para que a manteiga fique bem aprisionada. 

A partir daí fazer uma volta em livro. Colocar em saco plástico e deixar por 30 minutos no frigorífico. Passado esse tempo voltar a polvilhar ligeiramente a bancada e dar mais uma volta simples à massa. Colocar no frio novamente por mais 30 minutos. 

Estender a massa na bancada em forma de retângulo e cortar ao meio na longitudinal, e cortar cada tira obtida em 4, obtendo dessa forma 8 retângulos regulares. 

Em cada retângulo, colocar uma barra de chocolate e enrolar. Meter os pães num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal antiaderente. Pincelar com ovo e levedar pelo menos 2 horas a temperatura amena. 

Passado esse tempo pincelar novamente e colocar ao forno quente a 180ªc durante cerca de 18 a 20 minutos (depende do forno).

Comentário

Eu não tinha em casa a margarina própria para folhados e utilizei manteiga comum comprada no supermercado. Evidentemente que se utilizar a margarina própria o resultado ficará melhor, contudo fiquei satisfeito com o resultado. Vale a pena experimentar. 

Também ao nível do chocolate utilizei o que tinha em casa... Funcionou bem.

Em tempos de confinamento temos de nos recriar com o que temos à mão... 

















































Sem comentários:

Enviar um comentário