terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Bolacha com farinha de milho, azeite e laranja

Receita

Ingredientes para 20 unidades

  • 0,120 Kg farinha de milho fina
  • 0,150 Kg farinha de trigo
  • 0,075 Kg açúcar
  • 0075 L Azeite
  • 1 Unidade ovo médio
  • 0,200 Kg Laranja (raspa e 45 ml de sumo)

Desenvolvimento

Numa bacia, misturar as duas farinhas. Fazer uma cavidade no meio e colocar o açúcar.

Raspar finamente a casca da laranja e fazer o sumo (0,045 L).

Num copo medidor pequeno, meter o azeite, o ovo, o sumo e as raspas da laranja. Triturar tudo muito bem com ajuda de uma varinha mágica, até obter uma espécie de maionese líquida. Colocar essa preparação na cavidade da farinha. Misturar tudo muito bem, até obter um aparelho homogéneo. Evite trabalhar em demasia a massa. Formar uma bola, achatá-la ligeiramente, embrulhar em película aderente e meter no frigorifico durante pelo menos 1 hora.

Aquecer o forno a 170ºC.

Colocar a massa na bancada de trabalho ligeiramente polvilhado com farinha. Estender a massa como uma espessura regular (0,5 cm). Com ajuda de um corta massa da sua escolha, cortar a massa. Meter num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente (eu utilizei um tapete de silicone). Pressionar ligeiramente as bolachas com um garfo. 

Meter as bolachas no forno quente durante cerca de 16 a 20 minutos. As beiras dos biscoitos devem estar ligeiramente douradinhas. O tempo de cozedura deve adaptar-se ao tamanho das bolachas.

Deixar esfriar numa grelha, e por fim reservar numa caixa com uma tampa hermética. 

Comentário

Se quiser ter alguma variedade com a mesma massa podem colocar por cima das bolachas pepitas de chocolate ou açúcar "perle".






































Sem comentários:

Enviar um comentário