segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tarte "Tatin" de maçã


Receita
Ingredientes para 8 pessoas

0,250 kg massa areada (ver receita)
2 kg maçã tipo golden
0,125 kg manteiga
0,125 kg açúcar
0,200 l "creme fraîche"

Desenvolvimento:

Colocar numa forma de bolo anti-aderente a manteiga partida em pedaços e o açúcar. Juntar um pouco de água (muito pouca). Colocar sobre o lume, e deixar derreter a manteiga até dissolver o açúcar sem ganhar cor. Retirar do lume e deixar esfriar.
Descascar as maçãs, e cortá-las em quartos grandes. Dispor as maçãs no fundo da tarteira em forma de rosácea. Reservar alguns quartos de maçã que colocaremos quando as maçãs tiveram mingado de volume devido à cozedura. Colocar a tarteira novamente em lume brando, e deixar corar as maçãs. Com ajuda de um garfo alisar as maçãs para obter uma superfície bem plana.  Retirar e deixar esfriar muito bem.
Estender a massa areada em forma redonda com cerca de 0,3 mm de espessura. Colocar sobre as maçãs bem frias e aparar o excesso de massa. Fazer um pequeno buraco no meio para deixar o vapor que se vai criar poder sair. Colocar no forno quente a 180ºC durante cerca de 20  a 25 minutos consoante os fornos. Colocar na arca cerca de 20 minutos, e depois virar a tarte num prato, e chamuscar com um maçarico, ou também podem colocar em banho-maria à semelhança do que se faz com os pudins.
Servir a tarte tépida acompanhada com uma colher de "creme fraîche"...

Comentário:

Permitam um pouco de cultura a propósito da Tarte Tatin.
"No Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron onde em 1889 foi criada acidentalmente a tarte mais famosa da França: a Tarte Tatin!
Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita tarte de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!
Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa!
Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa... E, quando tirou a tarte do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a tarte ainda quente! Um sucesso imediato!
E é assim que nasce uma das relíquias gastronômicas da França no que diz respeita à doceria". (informação retirada do site http://pt.rendezvousenfrance.com/pt-br/informacoes/historia-da-tarte-tatin)




5 comentários:

  1. Passo a passo com fotos muito elucidativas e um Grande Finale com um aspecto fantástico

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisete,
    Eu também gosto de colocar no blogue receitas passo a passo, mas tudo isto da trabalho, e por vezes não é a falta de vontade mas sim a falta de tempo, para poder realizar este tipo de trabalho, contudo vou tentando dar o meu melhor e partilhar ao máximo para poder elucidar da melhor forma as pessoas.
    No que respeita à receita da tarte “Tatin”, confirmo, é deliciosa…E não se fica pelo aspeto…
    Mais uma vez agradeço o comentário encorajador...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada chefe por mais esta maravilha, por incrível que pareça nunca provei nem fiz esta tarte, nunca me convenceu muito. Mas esta sim com todos os pormenores e com este aspecto maravilhoso e apetecivel, vou experimentar hoje. É realmente de louvar todo o seu trabalho, dedicação e empenho em nos presentear com estas delícias. Só posso dizer obrigada por existir e por querer partilhar connosco. Um grande bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Obrigado pelo seu comentário encorajador…
      Atenciosamente,
      Jorge Silva

      Eliminar
  4. Esta receita fica de-li-ci-o-sa!
    Adorei! Como dizem os americanos "it's a keeper!" Vai para o livro das minhas receitas favoritas! Obrigada.

    ResponderEliminar