Receita
Ingredientes para 8 pessoas
0,250 kg massa areada (ver receita)
2 kg maçã tipo golden
0,125 kg manteiga
0,125 kg açúcar
0,200 l "creme fraîche"
Desenvolvimento:
Colocar numa forma de bolo anti-aderente a manteiga partida em pedaços e o açúcar. Juntar um pouco de água (muito pouca). Colocar sobre o lume, e deixar derreter a manteiga até dissolver o açúcar sem ganhar cor. Retirar do lume e deixar esfriar.
Descascar as maçãs, e cortá-las em quartos grandes. Dispor as maçãs no fundo da tarteira em forma de rosácea. Reservar alguns quartos de maçã que colocaremos quando as maçãs tiveram mingado de volume devido à cozedura. Colocar a tarteira novamente em lume brando, e deixar corar as maçãs. Com ajuda de um garfo alisar as maçãs para obter uma superfície bem plana. Retirar e deixar esfriar muito bem.
Estender a massa areada em forma redonda com cerca de 0,3 mm de espessura. Colocar sobre as maçãs bem frias e aparar o excesso de massa. Fazer um pequeno buraco no meio para deixar o vapor que se vai criar poder sair. Colocar no forno quente a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos consoante os fornos. Colocar na arca cerca de 20 minutos, e depois virar a tarte num prato, e chamuscar com um maçarico, ou também podem colocar em banho-maria à semelhança do que se faz com os pudins.
Servir a tarte tépida acompanhada com uma colher de "creme fraîche"...
Comentário:
Permitam um pouco de cultura a propósito da Tarte Tatin.
"No Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron onde em 1889 foi criada acidentalmente a tarte mais famosa da França: a Tarte Tatin!
Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita tarte de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!
Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa!
Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa... E, quando tirou a tarte do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a tarte ainda quente! Um sucesso imediato!
E é assim que nasce uma das relíquias gastronômicas da França no que diz respeita à doceria". (informação retirada do site http://pt.rendezvousenfrance.com/pt-br/informacoes/historia-da-tarte-tatin)
Passo a passo com fotos muito elucidativas e um Grande Finale com um aspecto fantástico
ResponderEliminarOlá Lisete,
ResponderEliminarEu também gosto de colocar no blogue receitas passo a passo, mas tudo isto da trabalho, e por vezes não é a falta de vontade mas sim a falta de tempo, para poder realizar este tipo de trabalho, contudo vou tentando dar o meu melhor e partilhar ao máximo para poder elucidar da melhor forma as pessoas.
No que respeita à receita da tarte “Tatin”, confirmo, é deliciosa…E não se fica pelo aspeto…
Mais uma vez agradeço o comentário encorajador...
Obrigada chefe por mais esta maravilha, por incrível que pareça nunca provei nem fiz esta tarte, nunca me convenceu muito. Mas esta sim com todos os pormenores e com este aspecto maravilhoso e apetecivel, vou experimentar hoje. É realmente de louvar todo o seu trabalho, dedicação e empenho em nos presentear com estas delícias. Só posso dizer obrigada por existir e por querer partilhar connosco. Um grande bem haja!
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarObrigado pelo seu comentário encorajador…
Atenciosamente,
Jorge Silva
Esta receita fica de-li-ci-o-sa!
ResponderEliminarAdorei! Como dizem os americanos "it's a keeper!" Vai para o livro das minhas receitas favoritas! Obrigada.