quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Robalo de linha ao sal


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,250 kg robalo de linha
2 kg sal grosso
3 unidades de clara de ovo
0,015 kg farinha sem fermento
2 unidades folhas de louro
0,020 kg salsa
0,400 kg arroz de pimentos (ver receita)

Desenvolvimento:

Amanhar o peixe mas não retirar as escamas. Lavar e enxugá-lo num pano. Colocar por dentro do peixe as folhas de louro, a salsa (com um pouco de funcho seco fica uma maravilha),  e reservar. 
Numa bacia bater ligeiramente as claras com umas varas. Juntar o sal e a farinha, misturar com uma espátula, até forma uma pasta. Colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro. Dispor uma camada de pasta de sal e colocar o robalo em cima. Cobrir com a restante pasta de sal o peixe na totalidade. Colocar no forno quente a 220ºC durante cerca de 25 a 30 minutos consoante o forno (e o peixe). Retirar, aparar o papel vegetal e colocar sobre uma travessa.
Quebramos então a capa de sal e retira-se aos poucos, até o peixe ficar totalmente descoberto. Retira-se a pele e serve-se de imediato regado com um azeite de boa qualidade, e acompanhado de uma guarnição a gosto.

Comentário:

Cozer ao sal é uma técnica de cozedura aplicada aos peixes mas também a outros tipos de animais, como por exemplo ao frango. O mais importante neste tipo de receita é ter um peixe com uma frescura extrema. Fazer cozinha de qualidade é por vezes muito simples: se o produto for bom, não se precisa de grandes técnicas para apresentar uma iguaria de boa qualidade.
Quanto à qualidade do peixe não há dúvidas que ela é muito maior quanto se trata de peixe selvagem em comparação com o peixe criado em viveiros. 
Nesta receita utilizei um robalo 400gr/500gr de viveiro, pois ficou mais barato.... Em tempos de crise fazemos o que se pode, mas fica a ideia...











Sem comentários:

Enviar um comentário