sexta-feira, 1 de março de 2013

Semi-frio de morango


Receita
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa de entremeio:
6 unidades de ovos
0,150 kg açúcar
0,150 kg farinha sem fermento
Q.b manteiga (Para untar)
Q.b farinha (Para untar)

Para a mousse de morango:
0,200 l natas vegetais
0,300 kg polpa de morango
4 unidades folhas de gelatina

Para o merengue italiano:
0,075 l água
0,200 kg açúcar
3 unidades de claras de ovo
1 pitada sal fino

Para o resto da receita:
0,100 kg framboesas
0,100 kg mirtilos
0,200 kg manga
0,100 kg morango
0,200 kg chantili em pó
0,050 l abrilhantador

Para cobrir o semi-frio:
1 unidade de gelatina de morango


Desenvolvimento:

Para a massa de entremeio:
Separar as claras das gemas. Colocar numa bacia as gemas e bater em relevo, adicionar as claras batidas em castelo com o açúcar e de seguida juntar a farinha previamente peneirada, e envolver bem. Deite 1/3 da massa numa forma com aro amovível previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixe cozer cerca de 8 minutos. Repetir a mesma operação duas vezes. Reservar as bases de massa.

Para o merengue italiano:
Juntar num recipiente o açúcar e a água. Levar a ferver. Escumar e colocar o termómetro de açúcar. Levar o açúcar a cozer a 117-118ºC. Assim que o açúcar começar a cozer, começar a bater as claras (com a pitada de sal) em castelo. Verter a calda de açúcar lentamente em fio muito fino sobre as claras em castelo, continuar a bater até o merengue arrefecer por completo. Reservar.

Para a mousse de morango:
Aquecer a polpa de morango. Juntar as folhas de gelatina previamente metidas em água para amolecer e escorridas. Numa bacia juntar metade do merengue italiano e a polpa de morango com as folhas de gelatina e mexer. Bater as natas em chantili e adicionar a mistura anterior. Envolver delicadamente.

Para elaborar o resto da receita:
Colocar num aro em inox as bases de entremeio com a mousse se morango. Meter em cima a gelatina de morango (ler com atenção as diretivas no pacote) e deixar esfriar um pouco antes de por em cima do semi-frio. Colocar no frigorífico durante cerca de três horas. Passado esse tempo, passar com uma faca no aro para descolar o semi-frio. Decorar o semi-frio com chantili ou como entender.

Comentário:

Pode utilizar-se morangos frescos. Nesse caso têm de ser triturados. Contudo ao envolver as natas e o merengue italiano, os morangos vão perder um pouco de cor.


Sem comentários:

Enviar um comentário