sábado, 2 de março de 2013

Pirâmide de profiteroles


Receita
Ingredientes para 50 unidades (pequenas)

Para a massa de fartos:
0,250 l água
0,005 kg sal fino
0,010 kg açúcar
0,080 kg manteiga
0,125 kg farinha sem fermento
4 unidades ovos inteiros
0,020 kg manteiga (para untar)

 Para o creme pasteleiro (1 l):
0,5 l leite meio gordo
0,150 kg açúcar em pó
0,050 kg farinha trigo sem fermento
0,025 kg farinha maizena
5 unidades gemas de ovo
1 unidade vagem de baunilha

 Para o resto da receita:
0,400 kg chocolate preto culinária
0,500 l natas vegetais açucaradas
0,100 kg morangos
Q.b fios de ovos

 Desenvolvimento:

Para a confeção da massa de fartos:
Colocar dentro de uma caçarola a água, a manteiga (cortada em pedaços) e o sal fino e o açúcar. Levar ao lume e ferver. Fora do lume misturar a farinha peneirada mexendo sempre para incorporar sem engrumar e deixar cozer novamente até a massa se descolar das bordas do tacho e formar uma bola. Retirar e deixar arrefecer.
Adicionar os ovos um a um batendo sempre com ajuda de uma batedeira (ou varas). Colocar a massa num saco pasteleiro, com uma boquilha lisa ou frisadas de 1,2 a 1,5 cm de diâmetro, e tender a massa de fartos em montículos num tabuleiro untado com um pouco de manteiga. Levar ao forno quente a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, com o cuidado de não abrir a porta do forno. Depois de cozido retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Para confeção do creme pasteleiro:
Colocar o leite a ferver com a vagem de baunilha aberta em dois numa caçarola e levar ao lume até ferver. Numa tigela à parte, deitar o açúcar, a farinha e a maizena, e mexer muito bem. Juntar as gemas de ovo. Adicionar um pouco de leite e mexer. Depois deitar o restante leite a ferver mexendo sempre. Colocar tudo numa caçarola e levar ao lume e deixar até engrossar. Reservar.
Bater as natas e juntar ao creme pasteleiro, e mexer delicadamente. Colocar o creme obtido num saco pasteleiro.

Para o resto da receita:
Fazer um pequeno orifício nos profiteroles e rechear com o creme usando um saco pasteleiro com boquilha fina. Derreter o chocolate em banho-maria e passar os profiteroles recheados pelo chocolate derretido e meter sobre uma folha de papel vegetal até o chocolate endurecer.
De seguida começar a montar os profiteroles em pirâmide, usando um pouco de chantilly entre cada para eles ficarem firmes.
No final colocar um pouco de fios de ovos para decorar.

Comentário:

Fiz este pequeno mimo para um dos meus irmãos que faz anos hoje, não sei a idade dele, e ele não me quis dizer, mas também não é isso o mais importante, o que faz sentido é festejar, esquecendo nem que seja por um momento todas as pequenas dificuldades que temos no nosso dia-a-dia…
Nesse sentido PARABÉNS…
 
 

1 comentário:

  1. Eu adoro cozinhar e faço coisas mais fáceis que ja fiz!!! E acho que foi a coisa mais seca que já fiz!!!!!!
    lol lool :P :D (^^^) <3

    ResponderEliminar